Josué Jericó

Base Bíblica Josué 1,2,6

Objetivos: Entender que precisamos pedir orientação a Deus em tudo o que formos fazer e sermos sempre obedientes a sua palavra; Compreender que a fé em Deus faz as muralhas da vida caírem.

Versículo para decorar: – Seja forte e corajoso. Você comandará o povo na conquista da terra que prometi dar a eles, e eu estarei com você” (Deuteronômio 31:23).

Louvores: Vem com Josué,  vem com Josué lutar em Jericó 

Revisão da lição 1 - Moisés, o escolhido de Deus 

Introdução

Depois que o povo de Israel saiu do Egito, liderados por Moisés, eles permaneceram quarenta anos no deserto, pois o povo começou murmurar e adorar outros deuses. Dentre o povo apenas dois homens encontrou graça aos olhos de Deus, foram Josué e Calebe. Deus disse a Moisés que ele contemplaria, mas não entrariam na Terra Prometida e o orientou a  abençoar Josué para ficar em seu lugar após sua morte. Josué foi um guerreiro estrategista brilhante e hoje vamos falar de uma das suas grandes conquistas. Sabem o que papai do céu falou para Josué quando ele foi escolhido para liderar o povo? (Fale o Versículo e ajude as crianças a decorar)

Josué e Moisés
Moisés e Josué



História Bíblica: Josué e as muralhas de Jericó 

Josué fazia tudo orientado pelo Senhor. E Deus mandou que ele e todo o povo de Israel atravessasse o Rio Jordão, e que era para Josué ser forte e corajoso pois ele jamais o abandonaria.

Josué
Josué











Mas, antes de atravessar o rio, Josué enviou dois espiãs para a terra que ficava do outro lado do Jordão, uma cidade chamada Jericó, lá as pessoas viviam no pecado. Quando chegaram lá, uma prostituta chamada Raabe os esconderam, pois o rei descobriu que eles estava lá, e começaram a caçá-los. E pela fé em Deus e bondade de Raabe os espiãs prometeram a ela que quando à cidade fosse destruída ela e toda sua famílias seria salva.

Raabe
Raabe


Quando os espiões voltaram para o acampamento do vale das Acácias, contaram tudo o que viram em Jericó a Josué. Na madrugada ele saíram e foram acampar nas margens do Rio Jordão e depois de três dias decidiram atravessa-lo. O povo deveria seguir a Arca da aliança na travessia. Mas era tempo de cheia do rio. Como será que o povo iria atravessar o rio? (Aguarde as crianças participarem)

Josué
Povo de israel


Deus falou para Josué para dar a seguinte ordem aos sacerdotes que estavam carregando a Arca da Aliança do Senhor: “Quando chegarem ao rio, parem dentro da água, perto da margem.” Vejam como Deus é maravilhoso! Quando eles param com a Arca na água, o rio parou de correr, as águas ficaram amontoadas na parte de cima e na parte de baixo e o meio ficou seco. Então, o povo atravessou para o outro lado, perto de Jericó. E só depois que os sacerdotes saíram do rio foi que as águas voltaram a correr. Quem lembra o nome do rio?

Rio Jordão
Arca da aliança


Os portões da cidade de Jericó estava fechado para os Israelitas não entrarem. Ninguém podia entrar ou sair lá, o muro era ENORME! Mas Deus disse que iria entregar toda cidade a Josué. O que será que eles vão fazer para entrar? Será que vão tentar escalar o muro? O que vocês acham que vai acontecer? (Aguarde a participação das crianças).


Deus orientou Josué como ele deveria fazer. Então Josué disse aos sacerdotes e ao povo: Vocês irão rodear a cidade uma vez por dia, todos em silêncio,  e os sacerdotes irão na frente da Arca tocando trombetas, isso durante seis dias. No sétimo dia, vocês irão rodear a cidade por sete vezes, e depois junto com o som das trombetas todo povo irá gritar e então o muro da cidade cairá. E assim eles fizeram como o Senhor ordenou e quando o muro caiu o povo invadiu a cidade e a destruiu. Qual era mesmo o nome da cidade? (Crianças...)

Cidade de Jericó
Soldados e Jericó
Jericó
Trombetas

 Mas teve uma pessoa na cidade e sua família que foram salvos, porque ajudou os espiãs. Alguém lembra o nome dela? (Aguardando as crianças...) Isso, foi Raabe.

Josué foi vitorioso na batalha, pois ele confiou no Senhor e fazia tudo que ele mandava. Ele era forte e corajoso e nunca estava sozinho, pois Deus estava sempre com ele, por onde quer que ele andasse.

Muralhas de Jericó
Jericó


Conclusão

Assim como Josué nos também precisamos confiar  em Deus e obedecer a sua palavra. Pois, Deus está sempre conosco e disposto a nos orientar, cuidando de cada detalhe de nossas vidas. Pela fé as muralhas de Jericó caíram, assim também, pela fé as muralhas que atrapalham nossa vida podem cair.


Atividade

Atividade Josué Bíblia


Oração final

Incentive as crianças a orarem, peça para que orem sobre o que foi aprendido na lição do dia.

“Papai do  céu,  obrigada por cuidar de cada um de nós, nos ajude a sermos obedientes a tua palavra e a confiar sempre em ti. Amém!”


0 Comentários