Davi e golias


Base bíblica 1 Samuel 16 e 17

Objetivos: Entender que devemos confiar em Deus para vencermos as dificuldades.

Versículo para decorar: “Quando eu sentir medo, confiarei em Deus”. (Salmos 56:3)

Louvores: Davizinho (Aline Barros); O espírito de Deus se move em mim (Crianças diante do trono)

Revisão da lição 5: Samuel, o menino profeta

Quebra-gelo: As aparências enganam 
Material: 1 caixa de presente bem linda e coloque dentro algo que, normalmente,  as crianças não gostam (exemplo: jiló, quiabo...);
1 envelope, coloque dentro algo que as crianças amam (doce, chocolate, pirulito).
 1 saco de lixo para colocar o envelope com o doce dentro, depois amarre o saco com uma cordinha feia.
Obs.: Leve sempre os doces em quantidade que dê para distribuir para todos no fim da aula.

Aplicação: Mostre os presentes para as crianças e pergunte qual deles gostariam de ganhar (normalmente escolhe o presente bonito). Depois chame uma criança para abrir o presente bonito, mostre as crianças e pergunte se elas ainda querem aquele presente. Certamente dirão que não querem. Então, peça para outra criança abrir o presente saco de lixo e mostre as outras crianças e pergunte: - E este presente quem vai querer? Todas gritarão que querem.

Vocês escolheram o presente pela aparência, mas o importante não é a embalagem, mas o que está dentro dela. Muitas pessoas não gostam umas das outras porque é negro ou branco, baixo ou alto, magro ou gordo. Mas o importante é o que está dentro do coração, é isso que agrada a Deus.

Introdução da lição 
Na nossa aula de hoje vamos conhecer um menino gentil que não tinha aparência de um homem forte e guerreiro, mas confiava no SEMHOR e até lutou com um gigante, ele foi escolhido por Deus para ser rei, porque Deus vê o coração. Quem aqui sabe o nome desse menino? (Aguarde as respostas). Isso, Davi!
Vamos decorar o versículo da aula para depois sabermos como foi essa história.

História Bíblica infantil: Davi e o gigante Golias 
Há muitos anos atrás Israel tinha um rei chamado Saul, mas ele desobedeceu a Deus e por isso, Deus não o ungiu e o rejeitou como rei do povo de Israel.

 
Saul e Samuel
Rei Saul
Por isso, Deus mandou o profeta Samuel (Quem lembra do profeta Samuel?) ir a casa de seu Jessé pois um dos oito filhos dele seria escolhido como o novo rei de Israel.
Quando Samuel chegou a casa de Seu Jessé ele viu o filho mais velho, que devia ser alto, bonito e forte como um rei, e então pensou que ele seria o escolhido. Mas Deus disse a Samuel: “Não olhe para aparência, pois Deus vê o que está no coração. E seu Jessé levou os sete filhos até Samuel, mas Deus não escolheu nenhum deles. 

Irmão mais velho de Davi
Samuel e a família de Davi
Samuel deve ter pensado: “Oxente! E acabou-se os filhos, mas Deus disse que seria um deles”. Daí, ele perguntou se ainda tinha mais filhos e seu Jessé disse que tinha o caçula, Davi, e estava lá na roça cuidando das ovelhas. Samuel mandou que fossem chamá-lo. Quando Davi entrou em casa, Samuel viu um menino magro e novinho, mas de olhos brilhantes. Então, Deus disse: É este meu escolhido, pode ungí-lo. E Samuel ungiu a Davi como rei do povo de Israel e o Espírito do Senhor deu grande poder a Davi.

Jessé e filhos
Davi
Davi
Davi ungido
Enquanto isso, os filisteus estavam desafiando Israel para uma batalha. E eles tinha um gigante chamado Golias que vencia a todos, por isso os Israelitas estavam com medo. Durante quarenta dias Golias zombava e ria do medo dos israelitas, porque ninguém tinha coragem de enfrentá-lo.

Golias
Gigante Golias
Um dia seu Jessé mandou Davi ir até o acampamento do exército israelitas, levar comida para seus três irmãos mais velhos que estavam na batalha. Quando ele chegou os dois exércitos estavam frente a frente no campo de batalha, foi aí que Davi viu o gigante Golias caçoando e falando: “Vocês todos são covardes, ninguém tem coragem de mim enfrentar”.
Então Davi falou: “Quem é esse que desafia o exército do Deus vivo? Eu vou lutar contra ele. Eu já lutei com leão e o Senhor me salvou, me salvará também desse gigante filisteu.”

Golias
Davi
Davi colocou a armadura de Saul, mas era muito grande e ele não conseguia nem andar. Ele a tirou e pegou seu cajado e cinco pedrinhas colocou na bolsa e com a funda na mão começou a se aproximar do gigante. Quando Golias viu Davi, começou a dar risada e falar: – Eu sou um cachorro pra você vir com um pedaço de pau eu vou servir você de comida para os animais. E Davi respondeu: – Você vem a mim com uma espada, uma lança e um escudo, mas eu venho contra você em nome do SENHOR dos Exércitos. O Senhor me dará a vitória e todos saberão que existe Deus em Israel.

Davi e a armadura de Saul
Davi
Davi pegou uma pedra na sua sacola colocou na funda, girou e lançou em Golias. A pedra atingiu a testa do gigante, ele cambaleou para um lado e para o outro e caiu no chão. Quando os filisteus viram que o gigante estava morto saíram correndo, fugiram. E foi assim que o pequeno Davi derrotou o gigante Golias.

Golias
Davi
Golias derrotado
Davi sobe no corpo de golias
Conclusão
Deus escolheu um menino de bom coração para ser rei e o ajudou dando força pra vencer o gigante. Às vezes, aparecem vários gigantes em nossa vida que nos deixa com medo,  como uma doença, e essa doença se torna nosso gigante. Mas, não precisamos ter medo e conversar com papai do céu, pois ele vai nos encher de força e coragem para derrotar esse gigante.

Atividade
Atividade biblica
Atividade bíblica Davi

Oração final
Orar pelo que foi aprendido na lição do dia, pelos familiares e coleguinhas.

Acesse também:


0 Comentários