Reflexão sobre o agir Deus em Isaias 43:

 

“Muito antes de o mundo existir, desde a eternidade, eu sou. Ninguém pode livrar alguém da minha mão. Quando eu faço alguma coisa, quem é capaz de impedir?” (Isaías 43:13)


No período pós-exílio, o povo havia se espalhado, nações divididas: o Reino do Sul estava cativo na Babilônia e o Reino do Norte arrasado pelos assírios, Jerusalém estava destruída. Mas, Deus, através do profeta Isaías, envia uma mensagem de esperança ao seu povo ao mesmo tempo que os chamam para uma reflexão: “Quando eu faço alguma coisa, quem é capaz de impedir?” Nada, nem ninguém poderá mudar os planos de Deus, uma vez estendida a mão do Senhor, nada o fará recuar (Isaías 14:27). 



Ao longo de toda a bíblia, vemos Deus agindo em situações improváveis, como por exemplo: abriu o mar para salvar seu povo da escravidão (Ex 14:21) e os alimentou durante a jornada (Ex 16:4,12); multiplicou a farinha e o azeite da viúva (I Rs 17:16); livrou três hebreus da fornalha (Dn 3:1-30); cura e restauração familiar e financeira de Jó (Jó 42:10:17). Da mesma forma como agiu no passado, atualmente, Deus continua agindo. compreendeu o agir de Deus em sua vida, quando afirmou: “o Senhor pode fazer todas as coisas e ninguém o pode impedir de realizar seus planos” (Jó 42:2).


Reflexões semelhantes:


Assim, traga sempre à memória as ações de Deus, não apenas dos antepassados, mas as realizadas em sua vida. As adversidades têm a tendência de nos fazer esquecer das bênçãos do Senhor e o foco passa ser apenas as circunstâncias ruins. Por isso, louve a Deus por tua vida, por tudo que tens e por tudo que Ele já fez por ti, pois, “o Senhor faz o que lhe agrada” (Salmo 135:6) e no momento oportuno seu milagre chegará, enquanto isso, permaneça com a esperança viva que o Senhor estará sempre cuidando de ti.



Por isso, deixe registrado na sua mente e no seu coração o zelo do Senhor por ti, que diz:

1. Deus te chama pelo seu nome (Is 43:1): o Senhor sabe das suas dificuldades, dores, tristezas, sonhos e planos porque ele te conhece mais que qualquer outro;


2. Quando passares pelas águas não afundará (Is 43:2a): o Senhor é aquele que ampara, por mais difícil que seja a situação, você jamais terá um fardo maior do que possa carregar, por isso, o peso dos problemas não o farão afundar, pois, Deus segura a sua mão para você permanecer emerso.


3. Quando passares pelo fogo as chamas não farão mal (Is 43:2b): confie que nada poderá limitar o poder de Deus, por mais ardente que possam ser as chamas que o atingem, quando Deus quer, nada poderá ser destruído pelo fogo, mesmo estando dentro dele, ou seja, nenhuma dificuldade poderá destruir aquele que Deus escolheu para vencer. 


4. Não tenha medo, porque eu estou ao seu lado (Is 43:5): não desanime e tenha coragem de lutar pelos seus sonhos, de persistir nas adversidades e de continuar tentando mesmo quando tudo parecer improvável, porque o Todo-Poderoso, o Senhor dos Exércitos, o guarda de Israel está do seu lado para te sustentar.


Portanto, o Senhor é aquele que te guarda, “ele não dorme, nem cochila” (Sl 121:3-4). Os planos dele para tua vida não podem ser frustrados, pois "Ele não é homem para mentir, nem filho de homem para se arrepender" (Nm 23:19), se ele prometeu ele irá cumprir, assim, “AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?”


Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas para que vidas sejam alcançadas com a palavra de Deus e aproveite para acessar mais reflexões.


Alguns dos versículos utilizados como base para na reflexão:


Versículo bíblico para hoje


Palavra do dia


Versículo do dia


Palavra do dia


Versículo do dia


Palavra para hoje



0 Comentários