Fé e confiança

As dinâmica são muito importantes no aprendizado das crianças, pois aprender brincando é bem mais fácil de guardar a mensagem no coração, visto que, o brincar já é característico delas, por isso a fixação na memória é mais rápida e eficaz. Confira cinco dinâmicas sobre fé e confiança para aplicar nas lições bíblicas:

Veja outras dinâmicas bíblicas:


1. A fé sem obras é morta

Materiais: 3 copos com água e 3 comprimidos efervescentes.

Desenvolvimento: Explique que os comprimidos efervescentes são a nossa fé, os copos com água são as pessoas. 

1⁰ Copo – Coloque o efervescente fechado ao lado do copo e fale: será que nossa fé está igual a este comprimido, fechado e indiferente com as pessoas? Vivem uma fé sem obras

2⁰ copo –  Coloque o efervescente fechado dentro do copo. Agora o comprimido está na água mas não se mistura. Assim são aqueles que  estão dentro da igreja, escola, trabalho, mas estão sempre fechados a si mesmo não se abrem para ajudar a quem precisa de ajuda. Vivem uma fé sem ação.

3⁰ copo – Abra o efervescente e misture com a água. O comprimido após se misturar com a água transformou-se em remédio. Assim deve ser nossa fé transformadora, deve vir acompanhada de ação, porque a fé sem obras é morta.


2. Campo com minas

Materiais: Objetos e vendas para os olhos 

Desenvolvimento: Em um espaço aberto distribua os objetos (cadeiras, brinquedos, etc.). 
Forme pares com as crianças, coloque uma venda em um parceiro, enquanto que o outro será seu guia no espaço com os objetos, desviando para que seu parceiro não tropece.
 Os parceiro não pode se tocar, deve guiar seu companheiro com instruções. E o parceiro que está com a venda deve seguir as orientações em silêncio.

Aplicação prática: Esses objetos que vocês tentaram se desviar são como os obstáculos que aparecem na vida, as doenças, o desemprego, etc. E quando não confiamos em Deus para nós conduzir fica muito mais difícil ultrapassá-los.


3. Sal Da Terra

Material: Pipoca.

Desenvolvimento: Distribua a pipoca (sem sal) para cada criança em um copo descartável. Enquanto elas comem, continue com a aula até que alguém reclame da pipoca sem sal. Se nenhuma criança reclamar, pergunte se a pipoca está gostosa, se falta alguma coisa pra fique mais gostosa. Quando alguém disser ou pedir o sal é o momento de explicar sobre a mensagem “Sal da terra)”. 

Aplicação prática: Nós precisamos ser como sal na vida das pessoas, para que elas sintam o verdadeiros sabor. E esse sal é a palavra de Deus que colocado em cada um gera fé e confiança no nosso Deus e uma nova vida começa a nascer.


4. O jardineiro

Materiais: Venda para os olhos e objetos de jardinagem (ou qualquer objeto para representá-lo)

Desenvolvimento: As crianças são colocadas em duas fileiras, frente a frente, a aproximadamente dois metros de distância, representando as árvores de uma rua. A primeira criança a ser o jardineiro deve ficar de pé em uma extremidade da rua (corredor formado pelas crianças) com os olhos vendados e deve procurar o objeto  que está na outra extremidade da rua. O trajeto deve ser feito sem tocar nas árvores. Até que todos os jardineiros ultrapassem o trajeto. 

Aplicação prática: Tudo fica mais difícil de ser encontrado quando estamos com os olhos vendados. Quando nossos olhos se fecham para Deus, e começamos a caminhar sozinhos sem a direção dele, podemos ficar tropeçando de dificuldade em dificuldade. É por isso que temos que confiar nossa vida, caminhos e sonhos a Deus, que ao nos guiar seguimos sem tropeçar, com os olhos abertos.


5. Controle remoto 

Material: Venda para os olhos

Desenvolvimento: Dívida as crianças em dois grupos, cada um deverá ter um parceiro. A metade fica no centro e venda os olhos. A outra metade fica distante desses pois serão o controle remoto. Eles terão que orientar os parceiros apenas chamando seu nome, para que não possa colidir com as outras crianças.

Objetivo: Promover a atenção e confiança. Quando vocês não conseguiram ouvir a voz do parceiro  que sentiram? Ficaram confiantes e seguir sozinhos sem a direção deles ou tiveram dúvidas? Deus é o nosso guia ele tem o controle remoto de nossas vidas nas mãos dele. E sempre que estivermos com medo ou dúvida pra qual direção seguir, basta orar e pedir sua ajuda que ele irá nos orientará.

0 Comentários