Plano de aula

Base bíblica: livro de Ageu.

Objetivos: saber que precisamos ter compromisso com a obra do Senhor; entender que o amor nos motiva a servir; compreender que Deus é prioridade em nossas vidas.

Versículo para memorizar: A glória da segunda casa será maior que a primeira.” (Ageu 2:9a)

Metodologia: aula expositiva e explicativa com a apresentação de imagens para ilustrar a história.

Ideias de Recursos visuais: imagens de crianças servindo na Igreja, ajudando as pessoas, obedecendo a Deus.

Avaliação: atividade impressa, caixa com perguntas.


Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil


Aplicação da lição 

1. Acolhimento

Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 

2. Oração Inicial

 Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores: Missão de amor (Quelly Silva), Sevir a Deus é muito bom (Turminha da graça)


4. Revisão da lição 13 – Profeta Sofonias alerta: faça o que é  certo! 

Na lição passada falamos do profeta Sofonias. Deus o chamou para alertar o povo para abandonar o pecado, se arrepender e começar fazer o que é correto. Porque o Deus é misericordioso e quer que todos as pessoas sejam salvas quando chegar o grande dia “o dia do Senhor”, quando Jesus virá pela segunda vez. Vocês fizeram as orações durante a semana? Pediu perdão a Deus por pecar? E fizeram o que é correto?

Agora, vamos descobrir se vocês servem a Deus e ao próximo e tem compromisso com as coisas de Deus. Vamos lá!


5. Quebra-gelo: "Eis-me aqui, Senhor!" (Adaptada da dinâmica no site Sandra Cavalheiro)

Materiais

- 03 Cartazes com as palavras escritas: 1 –  Serviço cristão; 2 – Deus e próximo; 3 – Compromisso

- 01 coração grande vermelho


Procedimento

Cole no quadro ou na parede a  expressão SERVIÇO CRISTÃO e pergunte as crianças: A quem servimos? Provavelmente responderão a Deus, e também ao próximo. Em seguida, cole o cartaz DEUS e PRÓXIMO, abaixo do cartaz serviço cristão.

Depois, pegue o CORAÇÃO e fale que o amor é o que nos motiva, nos dá ânimo, vontade de servir a Deus e ao próximo. Jesus disse: Amarás a Deus com todo o teu coração e ao próximo como a ti mesmo (Mc 12:30-31). E quando fazemos algo por nosso próximo estamos demonstrando que temos o amor de Deus em  nós (1 João 3:17).

Mas, para que tudo isso seja possível precisamos ter COMPROMISSO com a obra de Deus (Cole a terceira palavra ao lado do coração). Porque todo aquele que começa fazer as coisas de Deus, precisa ser comprometido (Lucas 9:62).

Me digam aí! Vocês tem feito serviços cristão? (Aguardem as respostas). A obra de Deus precisa de pessoas dispostas a servir, a dizer Eis-me aqui, Senhor!


6. Introdução da lição 

Iremos conhecer mais um dos Profetas Menores do Antigo Testamento, chamado Ageu. Ele também tem um livro com seu nome e tem apenas dois capítulos. O nome Ageu significa “nascido em um dia festivo”. Ele foi um profeta muito dinâmico, seu ministério foi curto, durou apenas quatro meses, mas, foi muito efetivo.


7. Lição Bíblica Infantil – Profeta Ageu: compromisso com a obra de Deus

Há muitos anos atrás, o templo de Salomão havia sido destruído na guerra. Depois que o povo saiu do exílio na Babilônia, Deus estava descontente com o povo porque as pessoas não davam importância alguma ao templo de Deus, eles estavam morando em casas luxuosas, enquanto a Casa do Senhor estava em ruínas.

Profeta Ageu, Zorobabel, Josué


Foi então, que Deus chamou o profeta Ageu para falar uma mensagem ao governador de Judá Zorobabel , o sacerdote Josué,  e todos os que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. O alerta era para que o povo de Judá reconstruísse o templo, pois Ele ficaria muito contente com esse Templo, onde seria adorado e honrado (Ag 1:8).


O profeta Ageu também falou para o povo que porque eles cuidavam de suas casas e não cuidavam da casa Deus, não estava mais chovendo nem tinha mais colheitas nos campos. Foi então, que o povo temeu a Deus e obedeceram sua mensagem.


Ageu foi um profeta muito ativo ao estimular o povo que tivesse coragem, pois o Senhor estava com eles (Ag 1:13). O Espírito do Senhor os animaram trabalhar na reconstrução do templo. O Senhor disse:

“Tenham coragem minha gente! Trabalhem! pois eu, o SENHOR Todo-Poderoso, estou com vocês” (Ag 2:4). Não fiquem com medo! (v. 5b) Vou encher meu Templo será belo, pois sou dono de todo ouro e prata desse mundo (v. 8). Esse segundo Templo será ainda mais belo que o primeiro. Repitam comigo! (Hora de memorizar o versículo)

A glória da segunda casa será maior que a primeira.

Versículo ageu


Depois que o povo terminou o alicerce do templo, Deus novamente falou através do Profeta Ageu, dizendo que a parti daquele dia a nação seria abençoada (v.19).


8. Conclusão 

O povo estava sendo desobediente, mas ao ouvir a mensagem de Deus eles obedeceram, foram trabalhar no serviço do Senhor e foram abençoados. Deus deve ser prioridade em nossas vidas. Às vezes por causa do trabalho, estudos, dos afazeres de casa, acabamos nos esquecendo de Deus e abandonamos o serviço no templo do Senhor. Precisamos ter compromisso com a obra de Deus. 

O que nós aprendemos hoje? Que não podemos abandonar a Casa de Deus e nem deixar de fazer os serviços cristãos; que devemos priorizar a Deus em nossas vidas; Ser comprometido no serviço Cristão.


9. Atividade

Opção 1

Perguntas para a caixa:

Qual o nome do profeta que conhecemos hoje?

Qual o significado do nome Ageu?

Para qual povo Ageu levou a mensagem de Deus?

Qual foi a mensagem de Deus ao povo?

O povo atendeu a mensagem do Senhor?

O que você pode fazer para ajudar na casa do Senhor?

Como você pode servir ao nosso próximo?

Opção 2

Desenho bíblico para colorir


10. Oração 

Meu Deus, me ajuda a ser obediente e ter compromisso com os serviços na tua obra. Me perdoe por todas as vezes que deixei de fazer algo pelo Senhor, por causa de meus interesses pessoais. Quero te servir de todo coração. Em nome de Jesus, amém!


Algumas imagens para ilustrar a explicação:

Ajudar o próximo
Ajudar o próximo a atravessar a rua

Ajudar as pessoas machucadas
Ajudar o próximo quando estiver machucado

Criancças em comunhao na igrejaa
Comunhão com os irmãos 

Crianças com a bíblia
Estudar a palavra de Deus

Criança orando
Orar pelo próximo 



0 Comentários