O verbo encarnado



“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (João 1:1-5)


No português, define-se verbo como uma palavra que expressa ação, estado ou processo. A epístola de João foi escrita em grego, pois essa era a língua falada no Império Romano, assim, o termo utilizado, para verbo, foi “logos” que significa palavra, discurso ou razão. Portanto, Jesus é o verbo divino agindo no mundo, é a palavra da vida que exprime a razão, poder e autoridade de Deus, o qual transcende todo entendimento humano.



Antes de tudo ser criado, do mundo ser formado Jesus já existia: “no princípio era o verbo”; Ele é a expressão maior do ser Deus: “o verbo era Deus”. Em Jesus está a vida, Ele é a luz que deve brilhar dentro do coração humano para que as trevas não o domine, assim como não prevaleceram sobre nosso Senhor Jesus.



Então, o verbo tornou-se carne, ou seja, Jesus veio ao mundo em forma de homem, porém, a humanidade já impregnada pelo pecado, não o aceitou: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (v. 11). Essa afirmação, também, foi feita pelo profeta Isaías:

Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos.” (Isaías 53:3) 



Ademais, Jesus é o resplendor da glória de Deus, ele é a expressão máxima do amor, o verbo pleno que define todos os demais, e “quem o vê, vê também o Pai” (João 14:9), pois Jesus é a revelação do próprio Deus. E todo aquele que o receber tornar-se-á filhos desse maravilhoso Pai.


“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. “(João 1:14)



O verbo veio ao mundo com a missão de resgatá-lo das trevas, por isso ele se encarnou, para carregar sobre si o peso dos nossos pecados. “Ele esvaziou-se de si mesmo” (Filipenses 2:7), ou seja, abdicou de todos os privilégios de um rei, assumiu a forma de servo e humildemente foi obediente a Deus até a morte. 


Portanto, Jesus é a única palavra que dá sentido à vida; Ele é o verbo que liberta, revitaliza e salva; n’Ele está a fonte de vida eterna. Convido você, caro leitor, a conhecer profundamente o “Verbo de Deus”, a crê no seu poder de salvação, a entregar sua vida aos cuidados d’Ele, a aceitar que Jesus Cristo, o verbo da vida é o único caminho para alcançar a vida eterna.




Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas seja alcançadas com a palavra de Deus. Vamos juntos propagar a mensagem do Senhor!


Leia também:






0 Comentários