Graça de Deus


O que é graça?

A graça é uma benevolência, uma dádiva, dom gratuito, um favor imerecido de Deus para o homem que por causa de seus muitos pecados tornou-se indigno de recebê-la. A suprema graça de Deus é a única forma pela qual podemos ser salvos: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Romanos 3:23-24).



Por que necessitamos da graça de Deus?

Porque a graça não é um dom humano, mas de Deus. Assim, não há mérito algum da humanidade para receber esse favor do Senhor, por isso, necessitamos da graça, pois ela perdoa o imperdoável que há em nós. O pecado constrói um muro divisório entre Deus e o homem. A graça alcança o homem através da fé, destrói esse muro e, em seu lugar, constrói a ponte de acesso entre o homem e Deus. Portanto, a graça é um presente dado por Deus a todos, a qual ninguém merece, mas precisa: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. (Efésios 2:8) 

Frase cristã



Por que somente “pela graça sois salvos”?

Porque a humanidade era escrava do pecado, e não podia livrar a si mesmo. Mas, Deus misericordioso com seu imensurável amor, nos concedeu o favor imerecido, de entregar seu único filho para nos salvar da escravidão. Por isso, fomos salvos pela graça em Jesus Cristo e não por mérito próprio. Portanto, devemos exaltar honra e glória somente a Ele.

Leia também: "Graça sobre graça"



Como alcançar a graça?

Como dito, o homem não pode salvar a si mesmo, porque esse favor vem do céu para terra e não da terra para o céu. O fato de fazer boas obras, ser obediente ou cumpridor de doutrinas não nos torna merecedores desse favor, a autopromoção nos torna apenas hipócritas. A graça não é uma medalha de ouro concedida ao homem para se vangloriar de seus atos honrosos, é uma dádiva do Senhor oferecida àquele que se reconhece como miserável pecador que necessita das misericórdias e da graça de Deus alcançada por meio da fé em Jesus Cristo. Assim, “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Efésios 2:9).



Como experimentar a graça de Deus?

Deus dá graça ao humilde, mas se opõe aos orgulhosos” (Tiago 4:6b). Ter humildade – diferente de inferioridade – é reconhecer suas próprias limitações e fraquezas, falhas e imperfeições, admitir que o pecado é o caminho para a morte e só em Jesus Cristo está a fonte de vida eterna (Rm 6:23). Portando, por si mesmo é impossível vivenciá-la, assim, submete-se por completo à soberana autoridade de Deus, que em sua infinita bondade e amor incondicional concede ao homem experimentar da sua maravilhosa graça. Jesus é o maior exemplo de humildade: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (Mateus 11:29)

Mateus 11:29
Versículo Mateus 11:29



Outrossim, a graça é um dom gratuito de Deus que oferece a todos sem distinção, todavia, somente é alcançada pela fé em Jesus Cristo nosso Salvador. “Agora que fomos declarados justos por Deus, pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.” (Romanos 5:1-2)



Por fim, ficou claro que a graça independente de obras ou méritos próprios, ambas estão em lados opostos e ninguém é digna de merecê-la. Não somos justificados por nossos feitos, mas pela obra de Jesus na cruz, pois as obras engrandecem aos homens, mas a graça exalta a Deus. Portanto, abandonem toda altivez de espírito e “cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, deem glória a Ele por todo sempre” (2 Pedro 3:18).

Versiculo 2 Pedro 3:18
Versículo 2 Pedro 3:18


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos e aproveite para acessar outras REFLEXÕES como esta. 

2 Comentários

  1. Oi, esta referência citada logo no começo está incorreta -

    "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Efésios 2:23-24).

    Esta passagem verdadeiramente se encontra lá em *Romanos 3:23-24*

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.