Hermenêutica e exegese


Quais são os significados das palavras hermenêutica e exegese?


  • Hermenêutica vem do grego “hermeneuein”, que significa interpretar, expressar, traduzir. Etimologicamente o vocábulo hermenêutica é originário de “Hermes”, personagem mítico da Grécia Antiga que possuía a capacidade de compreender as mensagens dos deuses e as revelava aos homens. Assim, hermenêutica é a arte de interpretar ou explicar um determinado texto, que busca traduzir a mensagem oculta implícita.



  • Exegese vem do grego “eksegesis de eksegeomai” e significa explicar, interpretar. Exegese é a arte ou técnica utilizada para a interpretação crítica de textos jurídicos, literários e, principalmente religiosos.



O que é hermenêutica bíblica?

Hermenêutica bíblica é o estudo das coletâneas de textos sagrados que se utiliza de técnicas para interpretá-los, buscando entender a palavra de Deus, extraindo de seus significados formas de serem aplicadas na prática corretamente. É uma disciplina acadêmica da teologia que ensina compreender as Escrituras. Essa compreensão é feita através das interpretações da exegese.



O objetivo da hermenêutica é trazer a tona a essência do texto, dando significação ao conteúdo explorado, sua finalidade é enquadrar adequadamente todos os fatos para os conceituar com precisão, proporcionar embasamento reais evitando a distorção na compreensão do conteúdo sagrado. 



A hermenêutica é de grande relevância para o estudo bíblico, pois amplia a visão quanto aos conceitos transmitidos pela palavra de Deus ao analisar os textos em sua totalidade, já que muitos se utilizam de versículos isolados dando significados diferentes para os quais foram escritos. Induzindo outros ao erro. 



O que é exegese bíblica? 

A exegese bíblica é o estudo sistemático do texto, com o objetivo de interpretar a concepção do que foi redigido e não a busca pela compreensão para a prática. Possui uma interpretação crítica. Pesquisa histórias e origens tanto do texto quanto do autor, além de explorar as características literárias, sintáticas e gramaticais, para obter uma cosmovisão da obra. 



O oposto de exegese bíblica é “eisegese” que significa “envolver”, ou seja, suas interpretações não têm um estudo aprofundando do texto, baseando-se em teorias subjetivas. Para alguém realizar uma exegese bíblica é necessário ser especialista nos idiomas grego e hebraico, a pessoa que a prática é chamada de exegeta. 



A exegese bíblica é importante para o estudo das Escrituras, pois fornece embasamento para se obter uma fundamentação teológica, possibilitando compreensão no sentido literal do texto bíblico. No entanto, a neutralidade científica que a compõe, não é suficiente para o verdadeiro sentido do estudo bíblico que é a conexão com Deus. 



Qual a principal diferença entre hermenêutica e exegese?

São duas palavras consideradas sinônimas, o que caracteriza a diferença entre ambas são as técnicas e regras que cada uma possui para interpretar: enquanto a hermenêutica analisa a ideia que o texto transmite ao leitor, buscando compreender seu sentido, suscitando entendimento ao texto; a exegese ensina interpretar criticamente, analisando as informações extraídas da obra na literalidade.



Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas. Continue navegando pelo Blog, acesse mais conteúdos como este.


0 Comentários