Reflexão Eclesisastes 8



“Mas isso não tem sentido. Vejam o que acontece no mundo: muitas vezes os bons são castigados, e não os maus; e os maus são premiados, e não os bons. É o que digo: isso também é ilusão.” (Eclesiastes 8:14)


O autor de Eclesiastes traz um dilema que persiste até hoje: questionar a problemática das injustiças da vida e da negligente justiça humana. No entanto, atormentar-se tentando compreender as iniquidades impunes não traz benefício algum, pois, esse é um sistema lento, como salienta Salomão: “Por que será que as pessoas cometem crimes com tanta facilidade? É porque os criminosos não são castigados logo” (Eclesiastes 8:11).



O castigo para o ímpio, nem sempre é imediato, e às vezes, permanece impune enquanto vive. No entanto, a justiça divina não é relapsa. Porém, isso é algo que nem a sabedoria do povo de Deus consegue compreender, o agir do Senhor ao tratar algumas situações que parecem loucura para os homens, pois, tentam fundamentar seus ideais buscando respostas  inexistentes. Portanto, se não há como entender as profundezas dos mistérios de Deus, cabe a cada um  focar no que é eterno, uma vez que, preocupar-se com o que está além da percepção humana não resolve o problema, nem a pessoa mais sabia do mundo conseguiria explicar as coisas da vida por completo, fato também observado pelo rei Salomão:


“Todas as vezes que tentei me tornar sábio e entender o que acontece neste mundo, compreendi que a gente pode ficar acordado dia e noite e mesmo assim nunca será capaz de entender o que Deus faz. Por mais que a gente se esforce, nunca entende. Os sábios podem dizer que conseguem compreender, mas na verdade eles também não entendem.” (Eclesiastes 8:16-17)



Além do mais, o propósito do cristão não é compreender os mistérios de Deus, mas entender que o maior de todos os desígnios é o próprio Deus e buscar conhecê-lo, tornar-se íntimo dele, e ser fiel a sua palavra é o maior desafio da vida e deve ser a principal prioridade. 


Assim, querido leitor, por mais difícil que seja olhar para as circunstâncias e verificar que são injustas, não esqueça que a obra de Deus é incompreensível, mas a sua vontade é boa, perfeita e agradável, isto que dizer que os atos do Senhor nem sempre terão explicação, no entanto, temos a certeza que Ele fortalece o injustiçado e ampara o sofredor, porque o Senhor jamais abandona os seus.


Portanto, permaneça fazendo o bem e lutando por justiça sem questionar o agir de Deus, uma mente que máquina o bem vive mais feliz e satisfeita, nada paga uma consciência limpa e pacífica. Ademais, carrega a esperança da vida eterna, algo que os maus não conseguirão desfrutar. Por isso, “não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.” (Provérbios 3:7)


25. Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana.

26. Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes.

27. Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.

28. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.

29. Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus. (1 Coríntios 1;26-29)


Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas seja alcançadas com a palavra do Senhor e aproveite para acessar outras conteúdos:


  1. Tudo acontece na hora certa
  2. Para viver o propósito precisa suportar o processo 
  3. A árvore foi cortada: ainda há esperança?
  4. Agindo Deus quem impedirá?
  5. Espera no Senhor e confia

0 Comentários