Há esperança para árvore cortada


“Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo, ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.” (Jó 14:7-9)


Jó teve sua árvore cortada, não há dúvida que, nesse momento da história, ele se encontra perdido entre o desespero e a esperança, logo após proferir a mensagem acima, ele diz: “Mas o homem, quando morre, não volta a viver. Dá o último suspiro e deixa de existir!” (v. 10). O angustiante estado de Jó, em alguns momentos, o fez refletir que havia mais esperanças para uma árvore do que para a dor do ser humano. Ele não enxergava uma nova perspectiva para seu futuro.


Muitas vezes, assim como Jó, ficamos desesperançados pelo longo processo da espera e focados no visível, deixamos de acreditar no agir invisível de Deus. Contudo, precisamos manter viva na memória que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)


Leia também:


Neste momento, caro leitor, sente-se cansado como Jó? A espera o frustrou e encheu seu coração de tristeza? Qual árvore foi cortada da sua vida? Se há raiz, há esperanças. Quando Deus determina a semente germina e o improvável acontece. Alimente sua fé, eleve seus olhos para o céu, pois é de lá que virá o socorro. Porque “Sem fé é impossível agradar a Deus, quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)


Quando eliminamos todas as expectativas de mudanças nas circunstâncias, estamos subestimando o agir de Deus. O escritor Charles L. Allen comenta que: “Quando dizemos que não há esperança para uma pessoa ou situação, na verdade estamos batendo a porta no rosto de Deus”. Será que você deixou Deus do lado de fora dessa situação? Permita que o autor da vida entre e faça morada. Com Deus na direção tudo dá certo. Nem sempre será da forma como gostaríamos, isso porque os planos dele são melhores que os nossos, e a árvore crescerá novos ramos.


Assim, mantenha viva a fé que o melhor ainda está por vir. “Por que você está tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão desanimada? Espere em Deus! Pois, eu ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Salmos 42:11). Ponha a sua confiança no Senhor! Da mesma forma que o Senhor mudou a sorte de Jó e restituiu o dobro de tudo o que possuía, ele pode fazer na tua vida. Há esperança para a árvore cortada!


0 Comentários