A alegria do Senhor é a nossa força


“Estejam sempre cheios de alegria no Senhor; e digo outra vez: — Alegrem-se!” (Filipenses 4:4)



O verso acima foi escrito pelo apóstolo Paulo quando estava preso em Roma (60 – 63 d.C.), na epístola aos Filipenses, e além de exortar a alegria, acrescentou: 

— Sejam amáveis (v. 5); 
Não se aflijam com nada (v.6); 
Orem, conversem com Deus (v.6); 
NÃO esqueça de AGRADECER (v. 6).



Prestou atenção na informação do local onde Paulo estava: “PRESO”. Como alguém nessa situação poderia estar alegre e encorajar outros a viverem alegremente? Porque Paulo se alegrava no Senhor (Fp 4:10), ele aprendeu a viver contente em qualquer situação (Fp 4:11), pois a sua força estava em Deus (Fp 4:13).



Paulo não está ensinando que devemos nos alegrar com os problemas, mas não permitir que tais circunstâncias nos aflijam, vivendo alegremente apesar de cada uma delas. Pois, nessa vida há sempre mais motivos para agradecer do que para reclamar. Acontece que os detalhes são raramente observados, visto que, “quando o coração do homem está aflito, todos os dias são escuros e cinzentos, mas quando o coração está alegre, todo dia é dia de festa” (PV 15:15).



A cada amanhecer Deus nos concede uma nova oportunidade de recomeçar, de fazer tudo diferente, de tentar mais uma vez. A vida é um dom maravilhoso, não a desperdice com procrastinações, lamentações e tristezas, acaso isso irá alterar a situação? De forma alguma. É exatamente o contrário, “um coração triste tira o ânimo e a disposição de enfrentar a vida” (PV 15:13).



Há quem diga que o mundo já oferece todas as alegrias necessárias para uma vida feliz, basta desfrutar de cada uma delas conforme sua vontade. Porém, logo percebe-se que são totalmente superficiais e finitas, pois, nunca satisfazem por completo, e sim, momentaneamente. No entanto, a alegria que vem do Senhor traz o pleno contentamento. Enquanto o coração não estiver firmado em Deus e na sua palavra buscar-se-ão infinitas formas de ter alegria e jamais encontrarão. 




De igual modo a Paulo, Neemias também encorajou o povo a alegrar-se. Após a reconstrução dos muros de Jerusalém, o povo reuniu-se em praça pública para ouvirem a palavra do Senhor, e quando compreendiam o quão eram desobedientes o povo se entristecia e chorava. Então, os líderes que ali estavam explicaram que aquele era um tempo de restauração, portanto, não deveria ser motivo de choro, mas de alegria. 



As misericórdias e o perdão do Senhor são mais alguns dos motivos para nos alegramos. E para que possamos experimentar dessa alegria precisamos caminhar à luz da palavra de Deus. Assim, “Hoje é um dia para ser comemorado. Comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que passam necessidade. Este é um dia consagrado ao Senhor. Porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Vocês não devem ficar desanimados e tristes!” (Neemias 8:10b). 



Todo dia é um dia especial, por isso, procure visualizar os detalhes e irá perceber que há mais motivos para agradecer do que para reclamar. “Estejam sempre cheios de alegria no Senhor; e digo outra vez: — Alegrem-se! Que todo mundo veja que vocês são amáveis em tudo quanto fazem. O Senhor virá em breve. Não se aflijam com nada; em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe (Filipenses 4:4-6).” Alegrai-vos sempre no Senhor!



Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas sejam alcançadas pela palavra do Senhor. Aproveite para acessar outras REFLEXÕES.



0 Comentários