Estudo Ezequiel 37


"Depois disso, o SENHOR me perguntou: “Filho do homem, você acha que esses ossos poderão voltar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano SENHOR, essa resposta só o Senhor pode dar”. Então ele me disse Profetize a esses ossos secos! Diga-lhes o seguinte: “Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR!” (Ezequiel 37:3-4)



A nação de Israel havia sido levada cativa para a Babilônia, pelo rei Nabucodonosor, como consequência da sua rebeldia contra o Senhor. Prisioneiros em terra estrangeira, o povo estava desesperançado e sem fé no Deus vivo e verdadeiro. É nesse período que o profeta Ezequiel prega entre os judeus, com a missão de reviver a esperança e devolver a vida a ossos secos:


Filho do homem, esses ossos representam o povo de Israel. Eles andam dizendo: ‘Nós não passamos de um monte de ossos secos. Já não temos mais esperança, nossa nação acabou.” (V. 11)


Talvez neste momento, você pode está se sentindo como a nação de Israel: desesperado, sem perspectivas, perdeu a confiança em Deus. Por isso, te apresento alguns dos inúmeros motivos para que você volte a crer que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. Aquele que fez um vale de ossos secos voltar a viver, ainda é o mesmo que pode reviver a esperança de uma vida melhor:



1. Deus nos vivifica


Assim diz o Soberano, o SENHOR, a estes ossos: Farei a vida entrar novamente em vocês! Colocarei tendões e músculos, carne e pele sobre vocês, e depois lhes darei vida novamente. Assim vocês saberão que eu sou o SENHOR”. (Ez 37: 5-6)


Observe que as partes do corpo foram se juntando, a restauração foi passo a passo. Se fosse da vontade do Senhor, tudo poderia ter se unido de uma vez, mas a verdadeira restauração passa pelo processo determinado pelo Senhor. Da mesma forma acontece conosco, Deus vai restaurando pouco a pouco, tratando as dores, curando as feridas, tirando o desespero e o desânimo, moldando o caráter, para depois, quando estivermos prontos, devolver a vida, ressuscitar sonhos e viver o milagre, mas para viver o propósito é preciso suportar o processo.



2. Para Deus todas as coisas sãos possíveis


Filho do homem, você acha que esses ossos poderão voltar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano SENHOR, essa resposta só o Senhor pode dar”. (V. 3)

Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles. E os corpos ganharam vida e se levantaram! Eram muitos, tantos que podiam formar um grande exército!” (V.10)



E você, querido leitor, acredita que ossos sequíssimos poderiam voltar a viver? É uma cena que parece uma ficção, seria possível acreditar que isso realmente aconteceu? A resposta é simples: primeiro, a  palavra do Senhor é irrefutável; segundo, só alcança o visível quem crê no invisível de Deus.


Note, também, que o profeta Ezequiel foi obediente ao Senhor, que o ordenou que profetizasse. Assim como os profetas do passado, Deus nos concede poder suficiente para profetizarmos em todas as áreas de nossas vidas. Mas há algo que impede as pessoas de o fazerem: a murmuração. Troque a reclamação por declarações de bênçãos e uma vida de oração. Enquanto você obedece, ora e profetiza algo se move no reino espiritual e o barulho de novidade começa a ser ouvido, a vida vai se organizando e encaixando tudo no devido lugar.


Obedeci ao Senhor e disse as palavras que ele tinha ordenado. Enquanto eu ainda estava profetizando, comecei a ouvir um barulho estranho, barulho de ossos batendo uns contra os outros. Os ossos estavam se juntando, cada um ocupando seu próprio lugar!” (Ez 37:6)


Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade! Por acaso haverá algo que seja impossível para mim? (Jeremias 32:27)



3. Deus cumpre suas promessas


“Colocarei o meu Espírito em vocês, e assim vocês voltarão a viver. Então, eu lhes darei novamente a posse de sua terra. E, finalmente, vocês saberão que eu, o SENHOR, fiz estas promessas e vou cumprir o que prometi. Palavra do SENHOR”. (Ez 37:14)



Depois da restauração o Senhor sopra seu Espírito para que vivamos com Ele, por Ele e para Ele, uma nova vida moldada conforme sua vontade. E a partir daí tomamos posse de suas promessas, pois quando o Senhor quer agir nada pode impedir, suas promessas nunca falham, sua palavra é imutável.



Se você sente que sua vida é um vale de ossos secos, busque ao Senhor e entregue-se por completo a Ele, pois Deus tem poder para restaurar os tendões do ânimo, os músculos da força, a pele da esperança e soprar o fôlego de uma nova vida. Permita-se ser moldado por Deus e alimente sua fé com a palavra e se prepare para viver suas promessas.


Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas, vamos juntos propagar a palavra do Senhor. 


Leia também:


0 Comentários