Devocional - reflexão sobre coragem em meio a dor


"Sejam perseverantes. E tenham coragem, pois a vinda do Senhor está próxima.

[...]

Para exemplos de paciência no sofrimento, olhem para os profetas que falaram em nome do Senhor.

Nós os consideramos felizes porque permaneceram leais a ele, no tempo da sua vida, mesmo quando sofreram grandemente por isso. Vocês ouviram falar da perseverança de Jó; por meio das experiências dele podemos ver como o plano do Senhor finalmente terminou em bem, e que o Senhor é cheio de ternura e de misericórdia." (Tiago 5:8,10-11)


O mundo vive dias de caos: terremotos, enchentes conflitos, perseguições, fome, famílias enlutadas e desesperadas, todas essas circunstâncias são capazes de devastar vidas. Diante de tanta dor, como manter-se perseverante, ter força e coragem em meio ao sofrimento? 



A resposta está em Deus, pois é Ele quem pode  sustentar-te para suportar às aflições. Você não está sozinho! Deus disse: “Eu nunca abandonarei você, nem o desampararei” (Hebreus 13:5b). Talvez neste momento você pode está se perguntado: “Se Deus jamais me abandonaria por que sinto que ele se esqueceu de mim? O sofrimento parece não ter fim. Traga à memória a vida de Jó, exemplo de paciência, perseverança, força e coragem, e mesmo depois de ter perdido tudo, continuou fiel ao Senhor e foi grandemente abençoado. Jó não era como um super-herói da ficção, com poderes capazes de vencer todo sofrimento, ele era um ser humano suscetível à dor –  como todos nós – e sabia que Deus poderia modificar sua situação e restaurar o que foi perdido:



Depois que Jó orou por seus amigos, o SENHOR o tornou próspero novamente. Na verdade, Deus deu a Jó duas vezes mais do que ele tinha antes! Assim, o SENHOR abençoou Jó mui­to mais do que antes. [...]. Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos. Ele chegou a conhecer seus netos e bis­netos, e morreu velho e feliz, depois de uma vida longa e abençoada. (Jó 42:10,12a,16,17)



As adversidades também podem ser explicadas pelo fato que “Deus decidiu levar seu povo ao perigo, pois seu sábio propósito previamente planejado era resgatá-los de tal perigo, de modo que ele fosse exaltado” (John Piper). Deus não perdeu o controle da tua vida, você pode não entender a razão desse sofrimento, mas Deus está pleiteando sua causa, e “tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos ajustados aos seus planos” (Romanos 8:28). Porquanto, compartilhe com o Senhor todas as suas preocupações, orando incessantemente a respeito de tudo, para que a mente e o coração sejam conservados em Cristo e possam experimentar a paz do Senhor que excede todo entendimento e Deus seja glorificado.



Ademais, Jesus é a coragem que precisamos para enfrentar o dia mau, é a força que nos fará suportar o sofrimento, pois quando as dificuldades nos fizerem perder toda o vigor, é então que teremos a força de Cristo em nós (Leia 2 Coríntios 12:10). Assim, fortificados em Cristo, podemos enfrentar qualquer situação (Fl 4:13) e ultrapassar as dificuldades. Jesus disse que teríamos aflições, mas que mantivéssemos o ânimo, pois Ele venceu o mundo por nós. Em Cristo somos mais que vencedores.



Portanto, tornem-se exemplos de paciência e considerem-se felizes por permanecerem leais ao nosso Senhor, tenham coragem no dia do sofrimento e  perseverem, “pois o Espírito que Deus nos deu não é de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Timóteo 1:7). Sejam fortes e corajosos!



Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas seja alimentadas com a palavra do Senhor. 


Leia também:

0 Comentários