Reflexão sobre florescer


“E as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas.” (Cantares 2:12)


Como é linda a primavera! O verso acima indica que chegou a estação das flores, as rolinhas a anunciam com seu canto. As plantas ficam mais bonitas quando estão floridas, é nessa fase que elas alcançam o ápice da beleza e da exuberância, tudo parece mais alegre. Análogo a esse processo das plantas é a vida do ser humano quando produz, se desenvolve na vida espiritual, pessoal, profissional ou social, ele está florescendo.



No entanto, as plantas seguem seu curso natural, enquanto que o indivíduo pode florescer em todas as estações. Porém, não é o que normalmente acontece, já que, às vezes, as aflições da vida tiram o vigor de continuar prosseguindo, e esse bloqueio o impede de florescer continuamente. Assim como as plantas passam pelas quatro estações, os seres humanos também possui seu próprio ciclo, e nesse circuito há também as estações em que o indivíduo desenflora, isto é, perde suas pétalas.


Nessa fase desértica traga a memória a grandiosidade do poderio de Deus: 

Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo; para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou. (Isaías 41:19-20)


... Eu derrubo as árvores altas e faço as árvores pequenas crescerem. Eu seco as árvores verdes e faço com que as árvores secas fiquem verdes de novo. – Eu, o SENHOR, falei; eu cumprirei o que prometi. (Ezequiel 17:24)


Veja também: Floresça onde Deus te plantou


Como florescer em qualquer estação?

A primeira coisa a ser feita é aproximar-se do Senhor, florescer na presença de Deus, como árvores plantadas nos átrios do Senhor:

 Os bons florescem como as palmeiras; eles crescem como os cedros dos montes Líbanos. Eles são como árvores plantadas na casa do SENHOR, que florescem nos pátios do Templo do nosso Deus. (Salmos 92:12-13)


Quando o indivíduo está plantado na Casa do Senhor não há circunstância alguma que o impeça de florescer, pois cada ciclo tem seu próprio encanto.

Mas daí você pode pensar: estou firmemente plantado, no entanto, não floresço. Será mesmo que não enxerga ou só está considerando unicamente os desejos do seu coração? Olhe ao redor, analise profundamente sua vida e verá que em todo o ciclo há algo que floresceu. Assim, Permaneça “plantado” na Casa do Senhor e continue vivendo da forma que  ele lhe ordenou, que na hora certa você verá não apenas os pequenos detalhes que progrediram, mas seus objetivos florescerem como as palmeiras e crescerem como os cedros do Líbano.


Você sabe o porquê da comparação com palmeiras e cedros? 

As palmeiras são altíssima, dão muitos frutos, crescem no deserto, têm raízes profundas, por isso, suportam ventos e tempestade; os cedros também crescem muito, suas raízes são profundas e quando encostam nas rochas enrolam-se nelas e tornam-se mais resistentes.


É exatamente assim que os justos plantados na Casa do Senhor se tornam: fortes, continuam crescendo mesmo estando no deserto, passando por adversidades, pois sua fé está fixada em Deus e mesmo que venham as tempestades permanecem firmes, pois suas raízes estão grudadas na rocha que é o Senhor.


Portanto, não importa em qual lugar ou em qual estação você esteja. Ao lado do Senhor você pode e vai florescer em todas as estações. 


Reflexão sobre florescer



0 Comentários