"Jesus saiu daquele lugar, e no caminho dois cegos começaram a segui-lo, gritando: – Filho de Davi, tenha pena de nós! Assim que Jesus entrou em casa, os cegos chegaram perto dele. Então ele perguntou: – Vocês creem que eu posso curar vocês? – Sim, senhor! Nós cremos! – responderam eles. Jesus tocou nos olhos deles e disse: – Então que seja feito como vocês creem!" (Mateus 9:26-29 LAT)


O relato contido em Mateus 9:26-31 nos apresenta a cena em que Jesus cura dois cegos, não apenas restaurando-lhes a visão física, mas também nutrindo a fé que os moveu a buscar Sua intervenção.


Jesus faz uma pergunta simples aos cegos, mas profundamente significativa: "Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso?" Essa questão vai além da cura física; é um convite para examinarmos nossa própria fé. Como os discípulos, somos desafiados a refletir sobre o poder e a autoridade de Jesus em nossas vidas, instigados a crer além do que os nossos olhos podem ver.


A fé é mais do que uma crença intelectual; é uma confiança ativa e pessoal em Deus. Assim como os cegos buscaram Jesus com fé inabalável, somos chamados a depositar nossa confiança Nele em todas as circunstâncias da vida. Mesmo quando as tempestades rugem ao nosso redor, a fé nos capacita a permanecer firmes, confiantes na promessa da presença e do cuidado de Deus.


No entanto, reconhecemos que a fé nem sempre é fácil. Muitas vezes nos vemos lutando contra dúvidas e incertezas. Mas, assim como Jesus respondeu às súplicas dos cegos, Ele também responde às nossas. Ele não apenas nos chama a crer, mas também nos capacita a crer. Ele nos convida a olhar para além das limitações do nosso entendimento humano e a confiar na Sua soberania e bondade.


As Escrituras nos lembra repetidamente que a fé é essencial para recebermos as promessas de Deus. Em Tiago 1:6-7, somos instruídos a pedir com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, levada e agitada pelo vento. Pois não devemos supor que receberemos algo do Senhor se estivermos divididos entre a fé e a incredulidade


Além disso, em Hebreus 11:6, é enfatizado que "sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Aqui vemos que a fé não é apenas uma questão de receber bênçãos materiais, mas também de agradar a Deus por meio da confiança em Sua natureza e caráter.


Enquanto buscamos as bênçãos e intervenções de Deus em nossas vidas, devemos lembrar que a fé é o alicerce sobre o qual nossas petições são construídas. Não basta simplesmente pedir; devemos crer com todo o nosso coração que Deus é poderoso para agir em nosso favor. Que nossa fé seja firme e inabalável, sabendo que, quando confiamos Nele de todo o coração, Ele é fiel para cumprir Suas promessas além do que podemos imaginar.


Portanto, que possamos nos inspirar na fé ousada dos cegos de Jericó e buscar a Jesus com uma fé que não vacila, mesmo diante das adversidades. E que, ao nos aproximarmos Dele com corações abertos e confiantes, possamos experimentar o poder transformador de Sua graça em nossas vidas. A história desses dois cegos seja um lembrete de que precisamos crer além do que os olhos veem e quando confiamos plenamente em Jesus, Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Que possamos crescer na fé, dia a dia, confiantes no amor e na fidelidade daquele que é digno de toda honra e glória. 


Reflexões parecidas

0 Comentários