“Portanto assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem.” (Romanos 5:18-19)


Neste texto, Paulo nos tráz à memória a dualidade entre Adão, o progenitor da humanidade, e Jesus Cristo, o redentor da humanidade e nos convida a refletir sobre a importância vital de nossa conexão com Cristo para experimentarmos verdadeira vida.


Sabe-se que a entrada do pecado no mundo por meio de Adão, trouxe consigo não apenas a morte física, mas também a morte espiritual. O pecado de Adão teve um impacto universal, afetando toda a humanidade e condenando-a à separação de Deus.


Entretanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, a graça e a vida abundante foram trazidas por meio de Jesus Cristo. Enquanto Adão trouxe condenação, Cristo trouxe justificação. Enquanto o pecado reinou na morte, a graça reina para nos conceder a vida eterna.


Ao aceitarmos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, somos transplantados da linhagem de Adão para a linhagem de Cristo. Não somos mais identificados pelo pecado e pela morte, mas somos agora identificados pela justiça e pela vida. Nossa nova identidade em Cristo nos liberta da condenação e nos capacita a viver uma vida que agrada a Deus.


No entanto, a graça abundante de Deus não nos dá licença para vivermos na complacência ou na indulgência no pecado. Pelo contrário, somos chamados a viver em obediência a Cristo, buscando cada vez mais conformar nossas vidas à Sua imagem. A verdadeira vida em Cristo é caracterizada pela santidade, pelo amor e pela busca contínua da vontade de Deus.


Portanto, somos desafiados a examinar nossa própria vida e a profundidade de nossa conexão com Cristo. Logo, precisamos reconhecer a imensidão da graça de Deus e vivermos cada dia em comunhão íntima com Ele, experimentando plenamente a vida abundante que só pode ser encontrada em Cristo Jesus.


0 Comentários