“Em seguida disse a Tomé: – Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!  Então Tomé exclamou: – Meu Senhor e meu Deus!  – Você creu porque me viu? – disse Jesus. – Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (João 20:27-29)”


No Evangelho de João, capítulo 20, encontramos uma narrativa fascinante que nos convida a refletir sobre a natureza da fé e da dúvida. A história de Tomé, nos oferece insights profundos sobre como superar nossas incertezas.


Tomé, um dos discípulos de Jesus, ficou marcado por sua famosa declaração de incredulidade: "Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!" (João 20:25). Sua exigência por evidências tangíveis antes de acreditar reflete em muitos de nós hoje em dia. Quantas vezes buscamos sinais concretos antes de nos rendermos à fé?


Às vezes, as circunstâncias mitigam a nossa credibilidade em Deus. Há momentos em que permitimos que nossos olhos se desviem do céu e fixem no problema, principalmente quando não conseguimos enxergar uma solução. Esquecemos que “a fé é a certeza das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1), e por conseguinte não confiamos que “não há nada impossível para Deus (Lucas 1:37) “. E para acreditar no agir Deus, fazemos exigências a ele, assim como Tomé o fez.


Jesus não repreendeu Tomé por sua dúvida. Em vez disso, uma semana depois, Ele se apresentou novamente diante dos discípulos, inclusive Tomé, e convidou-o a tocar suas mãos e seu lado ferido. Jesus, em sua infinita misericórdia, compreende nossas lutas e está pronto para nos ajudar a superá-las. Ele sabe que o sofrimento ou a demora em tornar os sonhos em realidade pode fazer a fé oscilar, e em todos os momentos Jesus nos entende.



A mensagem de Jesus permanece viva: "Pare de duvidar e creia!" (João 20:27). Essas palavras não são apenas para Tomé, mas para todos nós que lutamos com a dúvida em nossas jornadas de fé. Jesus nos convida a deixar de lado nossas incertezas e confiar Nele de todo o coração.


Quando Tomé finalmente viu e tocou Jesus, sua resposta foi uma profunda confissão de fé: "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20:28). Sua experiência pessoal com o Senhor o levou a uma compreensão mais profunda de quem Jesus realmente era. Da mesma forma, quando superamos nossas dúvidas e nos entregamos completamente a Jesus, experimentamos uma fé mais forte e uma conexão mais íntima com Ele.


No entanto, Jesus nos lembra que a verdadeira felicidade não está apenas em ver e tocar, mas em crer mesmo sem ver. Ele diz: "Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!" (João 20:29). Essas palavras são um lembrete gentil de que a fé transcende a experiência sensorial e é firmada na confiança inabalável em Deus.


Portanto, assim como Tomé foi desafiado a superar sua dúvida e firmar sua fé, somos chamados a fazer o mesmo. Que possamos seguir esse exemplo, não permitindo que a dúvida nos impeça de experimentar a plenitude da vida em Cristo. Que possamos ouvir as palavras de Jesus ecoando em nossos corações hoje: "Pare de duvidar e creia!"


0 Comentários