Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos


“Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:7-9)



A exortação descrita no livro do profeta Isaías é clara: “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR”. Assim, devemos ter o hábito de nos questionar sobre nossas ações e pensamentos com uma simples pergunta? Esses pensamentos e ações estão de acordo com a palavra de Deus? Será que Cristo agiria dessa forma? Se a resposta for negativa, então, é evidente a necessidade de mudança. E para que essa transformação aconteça é preciso ter a mente de Cristo.





Dessa forma, “tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (Provérbios 4:23 NTLH), ou seja, se seus pensamentos forem bons, a sua vida será dirigida pelo bem, porém, se forem maus, a maldade dominará suas emoções e atitudes. Nesse contexto, o pregador Charles Spurgeon expõe que, quando habitamos com Cristo é impossível viver em paz com o pecado. Logo, a mente deve estar sintonizada em Deus, pois os seus pensamentos e ações estão acima dos nossos.
 




Ademais, além dos pensamentos pecaminosos, os negativos também nos afastam do Senhor, adoecem o corpo, a mente e a fé. Quando focamos nas impossibilidades humanas, nos obstáculos que se mostram intransponíveis, a tristeza, o medo e a dúvida tornam a mente cativa. O diabo só precisa de uma brechinha pra fazer um grande estrago, por isso, precisamos ocupar a mente com a palavra de Deus. Nesse sentido, o teólogo John Piper alerta que, “Satanás dedica 168 horas por semana tentando enganar você. Você acha que que consegue manter uma mente renovada com uma olhada de dez minutos na palavra de Deus uma vez ao dia?”, para que haja transformação não basta dar uma folheada na bíblia, deve haver um estudo constante e profunda meditação em conjunto com orações e comprometimento com o Senhor.





Assim, meus queridos, “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8). Quando nos dispomos a esvaziar de nós mesmos para nós revestirmos do Espírito Santo de Deus, um novo “eu” nasce, como disse Billy Ghram: “Quando chegamos ao fim de nós mesmos, chegamos ao início de Deus”.




Portanto, busque ao Senhor enquanto há tempo e submeta seus pensamentos ao controle dele. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). 




A reflexão foi edificante? Deixe seu comentário e aproveite para visitar outras mensagens. Compartilhe com seus contatos, para que mais pessoas possam decidir sintonizar os pensamentos em Deus.


Veja também:

0 Comentários