Desperta, tu que dormes!
“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”. (Efésios 5:14)
Quem são esses que estão dormindo? Todos que se moldaram aos padrões do mundo, concordando ou vivendo com suas práticas, por isso, caíram em profundo sono espiritual. Cabe ressaltar que, a cidade de Éfeso era centro de culto pagão e magia, idolatravam a deusa grega Ártemis. O estilo de vida era caracterizado por vaidades, vazia e sem propósitos. Por esta razão, Paulo exorta: “Vivam como pessoas que pertencem à luz”, ou seja, tenham uma vida regrada pela verdade, bondade e honestidade, que reflitam a identidade de Cristo. A luz ilumina o caminho mostrando a direção correta, assim, o cristão deve ser a luz que direciona outros. O que fazer para despertar do sono espiritual:
1. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. (V. 10)
É nas escrituras sagradas que estão detalhadamente escritas o que Deus espera do seu povo, qual sua vontade para vida de cada ser humano. Mas para conhecer é necessário o estudo diário da palavra, para poder compreender qual é a boa , perfeita e agradável vontade do Senhor.
2. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem. (V. 11)
Há um ditado popular que diz: “diga-me com andas e eu te direi quem és”, isto é, o cristão que ao invés de ser influência no meio em que vive, deixou-se ser influenciado. Participando do que não agrega valor, muitas vezes, apenas, por não querer ser diferente dos demais, assim, se iguala a eles. O status social tornou-se mais importante que a vida com Cristo.
Nesse contexto, cabe destacar, o conceito do sociólogo Polonês Zigmunt Bauman, denominado por ele de “Modernidade líquida”, ou seja, o mundo em que vivemos se tornou sem forma, permeado por relações superficiais e consumo exorbitante, que são amplamente expostos nas redes sociais, despertando naquele que observa o anseio em também possuir. O cristão não está imune a essa liquidez, pois, estão inseridos no mesmo meio, no entanto, não deveriam se corromper com as coisas sem valor que os outros fazem.
3. Vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios (V. 15)
O cristão precisa ser exemplo de boa conduta, andando na verdade, como Cristo andou. Viver desregradamente é pura ignorância e falta de sabedoria. Peça a Deus que sonde seu coração e pensamentos, pois se houver algo mal em você o Senhor o revelará.
4. Não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (V. 17)
Não seja imprudente, desajuizado e desmiolado, busque ao Senhor enquanto pode encontrá-lo e saiba discernir o querer de sua consciência da vontade de Deus. Entenda que tudo que está assimétrico com a palavra de Deus deve ser terminantemente evitado.
Portanto, "desperta, ó tu que dormes". Reavalie seu estilo de vida. Acorde! Ainda há tempo de viver uma vida transformada pelo poder o Espírito Santo. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2).
Gostou da reflexão? Acesse outros conteúdos semelhantes a esse e compartilhei com outras pessoas. Vamos juntos propagar a mensagem do Senhor.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.