Devocional renovação espiritual


“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. (2 Coríntios 4:16)




O “homem exterior” é movido por circunstâncias, acontecimentos momentâneos e temporais. Por isso, precisamos de renovação diária, para que o “homem interior” não se esmoreça com tais situações. Para manter aceso esse renovo, é necessário ter um tempo diário com o Senhor, esse fator é imprescindível para que o Espírito se mantenha constantemente avivado.




Segundo o filósofo coreano Byung-Chul Han, vivemos a era da “sociedade do cansaço”, visto que o indivíduo é valorizador por ser multitarefas, sempre buscando estímulos externos para manter-se o tempo todo útil. Esse ritmo acelerado contribui para o adoecimento psicológico como a depressão e a síndrome de bournout. 




Além do mais, esse desgaste dificulta a administração do tempo, contribui para a exaustão da mente e fragmenta as relações sociais e familiar, bem como, impede o indivíduo de ter um compromisso diário com Deus e ter o espírito constantemente renovado, pois, “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). 




O cenário da sociedade atual também está configurando pelo uso das tecnologias, tudo fica mais fácil e rápido. Precisa de direção para tomar decisão busca no Google ou assiste um coach no YouTube. Em tempos de redes sociais, conversar com Deus tornou-se algo aplicável apenas em casos extremos, quando Ele torna-se o único socorro e última solução. Nesse sentido, o que falta mesmo a humanidade é sabedoria e conhecimento da palavra de Deus.




A bíblia expõe que: “Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento” (Provérbios 3:13). Corroborando com essa afirmação o escritor John MacArthur diz que: “Ser sábio é dominar a arte do viver diário por intermédio do conhecimento da palavra de Deus e sabendo aplicá-la em toda situação”. A devoção ao Senhor deve ser constante. Busque, primeiramente, as coisas do alto, pois é de lá que vem o poder que fortalece a alma cansada.




Portanto, para que haja renovação diária é necessário ter momentos devocionais com o Senhor. Se as pressões do dia a dia mitigar suas energias, Deus é poderoso para renovar suas forças. Mas para tanto, é imprescindível que se tenha um compromisso com o Senhor, meditando na palavra, adorando e orando: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito” (Salmos 51:10-11). Que nosso Senhor Jesus Cristo te fortaleça e renove seu espírito. 


Acesse outras reflexões:

0 Comentários