O evangelho da prosperidade


"Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus..." (Deuteronômio 28:1-2)



Grande parte do capítulo vinte e oito de Deuteronômio é texto base de pregações que tem por tema a prosperidade: as bênçãos do Senhor. Afinal, todos desejam dias melhores e vivenciar os sonhos, virar a página e recomeçar uma nova história. Todavia, a parte da obediência para recebê-las costuma ser negligenciada. 



Comumente, temos ouvido muitas igrejas convidando pessoas para cultos da prosperidade: muitas bênçãos, portas abertas e grandes realizações. Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. O evangelho da prosperidade imediatista é apenas uma das formas que pregadores hereges utilizam para lotar igrejas – cheios de promessas e vazios de Deus. E assim, convencem a muitos a correrem atrás das bênçãos de Deus, quando na verdade deveriam buscar o Deus das bênçãos:

 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus 6:33)



Para que Deus escreva uma nova história não precisamos correr atrás de bênçãos, quando ouvimos a voz do Senhor e obedecemos a seus mandamentos, as bênçãos nos alcançam. A nossa prioridade deve ser um relacionamento compromissado com Deus, uma vida cristã de entrega e obediência atrai a atenção do céu. 



A teologia de barganha com Deus não existe na bíblia, não é Deus que tem que fazer nossa vontade, somos nós que devemos fazer a vontade dele. Sabemos que o Senhor é um Deus de prosperidade, mas esse jamais deverá ser apenas o motivo do cristão ir até Deus. A caminha cristã não é uma jornada fácil, exige sacrifício, como disse Jesus: 

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?



Do que servirá ajuntar tesouros na terra e ter alma e coração vazios, se no grande dia não se poderá levar nenhum bem material, tudo ficará para trás. Claro que todos nós devemos lutar por nossos sonhos, batalhar por dias melhores, mas o reino de Deus deverá sempre vir em primeiro lugar:


Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29.11-13)



Por isso, é hora de mudar de vida. Busque ao Senhor de todo coração. Quando se decide dar tudo de si a Deus, desinteressadamente, apenas porque quer honrá-lo, exaltá-lo, engrandecer seu Santo nome e viver em completa dependência dele, reconhecendo que precisa dele e sem ele nada poderá ser, o Senhor da tudo de si. Por isso, revise seus conceitos, suas atitudes e escreva uma nova história ao lado do único e grandioso Deus. A Ele toda honra, toda glória e todo louvor!


Leia também:









0 Comentários