Reflexão o que Deus quer de nós?


Depois de ter passado quarenta anos no deserto, a ponto de entrar na terra prometida, porém, sabendo que não entraria, Moisés, o maior legislador de Israel e profeta a quem Deus confio a liderança de seu povo escolhido, ressalta a importância de viver em obediência ao Senhor:



"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?" (Deuteronômio 10:12-13)


Assim, ele destaca cinco pontos cruciais que Deus espera que sejamos:


1. Temas o Senhor

Temer não é ter medo de Deus, significa respeitá-lo e reverenciá-lo como único Deus vivo, criador do céu e da terra, uma vez que Deus é amor e “o verdadeiro amor lança fora todo medo” (1 João 4:18). Assim, devemos honrar ao Senhor e engrandecer o seu santo nome.



2. Andes em todos os seus caminhos

Devemos nos afastar de tudo que nos desvia dos caminhos do Senhor. Há um ditado que diz: “todos os caminhos levam a Deus”. Leva coisa alguma, “há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Provérbios 14:12). Só há um único caminho capaz de nos conduzir a Deus: JESUS.

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim” (João 14:6). Andar nos caminhos do Senhor é entregar-se a Cristo e trilhar seus passos, viver como Ele viveu.



3. Ames a Deus

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5). Amar ao Senhor sobre tudo e todas as coisas. O próprio Jesus, ao ser interpelado por um dos mestres da lei sobre qual seria o maior dos mandamentos, afirmou ser esse o principal dentre todos: “Amar o Senhor” (Leia Mateus 22:34-40). Por isso, a prioridade em nossos corações deve ser sempre o amor a Deus.



4. Sirva ao Senhor com todo coração e alma

Servimos ao Senhor quando o reconhecemos como Deus soberano que reina sobre nós e nos colocamos inteiramente à sua disposição como servos que depende da orientação de seu líder. E dessa forma, agimos conforme a sua vontade e servimos tanto ao Senhor quanto ao próximo. Não fazendo com tristeza ou pesar, mas com a alegria no coração. Servir ao Senhor também é propagar sua mensagem para que outras vidas sejam alcançadas e seu Reino seja engrandecido. 



5. Guarde seus mandamentos 

 “Sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos” (Deuteronômio 10:16). Obedecer ao Senhor é abdicar das próprias vontades para viver conforme a vontade de Deus. Exatamente como disse Jesus: “Todavia, não seja como eu quero, e sim, como tu queres” (Mateus 26:39). Guardar os mandamentos do Senhor é ser fiel ao cumprimento da palavra no pensar, falar e agir. A nossa vida deve ser o reflexo que somos de Cristo. 



Portanto, Deus requer de cada um de nós que tenhamos uma vida em santidade: digna, íntegra, irrepreensível. A palavra de Deus mantem-se viva e eficaz até os dias de hoje, não é um manual histórico que ficou no passado, ela deve ser vivida. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8-9).


Leia também:





2 Comentários

  1. Graça e Paz! Muito bom seu artigo, simples, fácil de entender e bem objetivo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.