Livro preparados para o combate da fé


Um livro curto, porém seu conteúdo é valiosíssimo, incisivo e profundo, aborda orientações para  pregadores e líderes sobre três pontos que são extremamente importantes para uma fé e doutrina eficazes, as armas do ministério: a Palavra, a Igreja e o Espírito Santo. O escritor inglês Charles Spurgeon, também conhecido como “Principe do pregadores”, é um ícone em ensinar a palavra de Deus. Neste livreto ele exorta a igreja a serem pregadores autênticos, que se preparam diligentemente, sempre tentando fazer o seu melhor, sendo cuidadosos no falar e no agir, em conformidade com a palavra infalível do Deus vivo.


Não podemos ser soldados desmazelados quando uma grande batalha está diante de nós, pois isso poderia parecer desânimo. Na batalha contra a falsa doutrina, e mundanismo, e pecado avançamos sem nenhum temor em relação ao resultado final; portanto, nossa fala não deve ser de áspera paixão, e sim de princípio bem considerado. Não nos é permitido ser desmazelados, uma vez que queremos ser triunfantes.


Veja outras resenhas:


Assim, a obra exorta que as armas para que possamos ter sucesso sobre o inimigo só podemos encontrar unicamente na Bíblia, a palavra inspirada, tudo que vem além dela, acrescentada ou retirada de seu real conteúdo, não provém de inspiração divina, mas de insensatez humana. As Escrituras Sagradas é o campo de estudo no qual encontraremos a verdade a ser propagada, e deve ser ensinada tal qual se encontra, achismo ou opiniões que distorcem seu propósito não provém de inspiração divina, mas de pura heresia.


Mesmo tendo sido escrito há mais de cem anos, esse livro continua sendo atual, pois vemos uma geração querendo moldar o evangelho às suas próprias convicções, para que se adeque a sua igreja ou suas crenças. Porém, a Palavra de Deus permanece inalterada, tentar encontrar desvios no caminho para o ensino do evangelho não provém do verdadeiro cristão.  Spurgeon também faz um alerta a sermos cautelosos, não apenas ao ouvir pregadores, mas ao lermos seus livros, pois podem haver mentiras ocultas, no entanto, tão contundente, ao ponto de nos levar a crermos que tal ensino é verdadeiro. Mas, ao lermos a Bíblia, não encontraremos tal risco, pois ela é infalível, é o melhor alimento para o povo de Deus.


Irmãos, não omitam nada. Tenham ousadia suficiente para pregar a verdade indigesta e impopular. O mal que fazemos acrescentando ou tirando da Palavra do Senhor pode não acontecer em nossos dias; mas se chegar à maturidade em outra geração seremos igualmente culpados. [...] Tenham muito cuidado. Não passem uma polegada além da linha da Escritura, e não fiquem uma polegada aquém dela.


Além de nos instigar para que sejamos fiéis a palavra, Spurgeon também, nos exorta que como igrejas somo enviados para servir e não para sermos servidos, servir a palavra no ensino, na ministração. Mas, antes de levarmos palavra a outros, precisamos ser exemplos no falar e no agir, pois “aquele que não pode ser imitado com segurança não deve ser tolerado em um púlpito”. A Igreja do Senhor deve ter princípios.


E por fim, o livro aborda o Espírito Santos e sua fundamental importância como direcionador de nossas vidas. Pois, dele vem nossa força, é ele que  provê o auxílio que precisamos para a ministração e dele depende os resultados. Pois não tem como colher frutos da evangelização sem que haja direção do Espírito Santo, quando ele está presente é possível enxergar o avanço na graça, tudo vai bem.


O Espírito Santo é nosso poder de ser e atuar; de sofrer e servir; de crescer e batalhar; de lutar e vencer.


Preparado para o combate da fé: as armas para o ministério é um livro claro e conciso, de narrativa simples e leitura fluída, de conteúdo edificante e útil a todos que lideram algum departamento na igreja, pois instiga a autoanálise de nossas falas, ações e métodos utilizados para o ensino, assim como, a reavaliação de nossa postura como verdadeiros cristãos. Excelente indicação de leitura, e para quem não gosta de ler possui poucas páginas e não é cansativo, mas muito reflexivo, além de ter sido escrito, por alguém que pregava o verdadeiro evangelho de Cristo.


Livro preparado para o combate da fe

Sinopse: Embora seja um dos mais breves livros escritos por Spurgeon, é uma das mais notáveis de suas publicações. O livro consiste no discurso inaugural que Surgeon proferiu na Conferência para Pastores em abril de 1891. Combatendo o bom combate da fé, exortou sua audiência a fazer o melhor a "serviço do nosso Grande Mestre". Este livro, publicado pouco antes de sua morte, é o último discurso de Surgeon para seus companheiros pastores. Sem sombra de dúvida, este é um dos mais valiosos discursos que ele jamais proferiu. E apesar dos mais de 100 anos decorridos, sua mensagem continua urgente e atual.


Título: Preparado para o combate da fé | Autor: Charles Spurgeon | Editora: Shedd (1ª Ed. 2005) | Páginas: 72 | Gênero: Literatura Cristã | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


0 Comentários