Brechas ao inimigo


"Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha antes de resolverem as suas diferenças; não deem oportunidade para o diabo." (Efésios 4:26-27)



“Não deem oportunidade ao diabo”, alerta o escritor de Efésios. Esse texto elenca algumas instruções de como os crentes em Jesus Cristo devem agir, tais como: viver em harmonia e longe dos vícios, indecências, mentiras, amarguras,  dentre outros (Leia Ef. 4:17-32).




Sabemos que a humanidade tem um inimigo em comum, Satanás, que é astuto e sedutor, usa os prazeres deste mundo para iludir o indivíduo, como o fez com alguns personagens bíblicos, como por exemplo: Eva, seduzida pelo poder em ser mais importante que Deus (Gênesis 3); Sansão, obcecado pela beleza e sensualidade de uma mulher (Juízes 16); e Judas Iscariotes, a ganância por dinheiro o tornou um traidor (Mateus 26). Mas, quando estamos intimamente ligados ao Senhor, continuaremos a ser tentados, todavia, seremos capacitados para vencê-las como o fez Jesus Cristo, ao ser tentado no deserto (Mateus 4), pois Deus não nos permite passar por tentações pelas quais seríamos incapazes de suportar.




As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. (1 Coríntios 10:13).



Além disso, não pense que apenas crer em Jesus é motivo suficiente para resistir as tentações: “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1 Coríntios 10:12). O inimigo de nossas almas, também crê em Cristo, e mesmo assim está sempre por perto, procurando o momento oportuno para entrar em ação, pois seu objetivo é matar, roubar e destruir as pessoas: matar a fé em Jesus, roubar o desejo de viver em paz e santidade e destruir a chance de desfrutar a vida eterna.



Ademais, não entristeça o Espírito Santo de Deus, abrindo brechas na sua vida para as maldades e indecências, não dê oportunidade para o diabo agir, revista a sua mente com tudo que é bom, verdadeiro, puro e agradável ao nosso Poderoso Deus. 



Para aqueles que ainda não têm Jesus como Senhor e Salvador, nunca é tarde para mudar e viver uma vida transformada ao lado de Cristo, pois Jesus veio para salvar os que estão perdidos, já àqueles que uma vez entregaram-se a Deus, mas que, enganados pela astúcia do diabo, desviaram-se dos caminhos do Senhor, entendam que o Deus jamais os abandonará, seu desejo é que seus filhos amados arrependam-se e retornem para seus braços. 



Portanto, independente de qual seja sua relação com Jesus Cristo, a reflexão é a mesma: Não dê oportunidade para o diabo tomar direção de sua vida, porque sem Cristo é muito difícil não cair em tentação, mas com Cristo será possível resistir, pois com a força que Cristo nos dá podemos vencer qualquer situação (Efésios 6:13). Que o nosso bom Deus o abençoe com força e coragem para que possa trilhar seus caminhos. 



Efésios 4

17. Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor,
18. e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos.
19. Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.
20. Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo.
21. Com certeza vocês ouviram falar dele e, como seus seguidores, aprenderam a verdade que está em Jesus.
22. Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.
23. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados.
24. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.
25. Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!
26. Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva.
27. Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.
28. Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres.
29. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
30. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.
31. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!
32. Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.


Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas sejam alcançadas com a palavra  do Senhor. Vamos juntos propagar o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia também:

 

0 Comentários