Puxa-saco
 

"Salva-nos, ó SENHOR Deus, pois já não há mais pessoas de confiança, e os que são fiéis a ti desapareceram da terra. Todos dizem mentiras uns aos outros; um engana o outro com bajulações". (Salmos 12:1-2)



O poder atrai bajuladores, pois quanto mais influente alguém se torna, mais terá a oferecer. É exatamente este “oferecer” que fascina os lisonjeadores, são os famosos “puxa-sacos”. Sejam nas relações profissionais ou pessoais, se existe a possibilidade de obter vantagem lá estará o adulador. 




A bajulação é um grave pecado, utiliza da falsidade para cativar o próximo, e esta, por sua vez, usa a mentira para sustentar a admiração que não existe e manter a aparência de amigo, já que seu único interesse é a promoção pessoal. Além disso, o adulador é sutil e incentivador, não corrige o erro do outro. Conforme disse o teólogo Agostinho, “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem aos que me elogiam, porque me corrompem". O amigo genuíno disciplina, instiga o caminho da verdade, induz a fazer o que é correto, mesmo que não seja beneficiado por isso.




Segundo o livro de Provérbios (v. 29:5), “Quem bajula os seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo”, uma vez que, vindo à tona, as verdadeiras intenções destrói a imagem do indivíduo que passa a ser notado como alguém interesseiro e indigno de confiança, pois  “O homem de coração perverso não prospera, e o mentiroso tropeçará em sua própria maldade” (Provérbios 17:20). 




Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas encobrem um coração mau. O hipócrita que odeia esconde o seu ódio atrás da bajulação. Ele pode falar muito bem, mas não acredite no que ele diz porque o seu coração está cheio de ódio. Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo a sua maldade. Quem coloca uma armadilha para os outros acaba caindo nela; quem rola uma pedra será esmagado por ela. Quem odeia fere os outros com mentiras; as palavras bajuladoras causam desgraças. (Provérbios 26:23-28)



Ademais, é perfil do bajulador criar situações que o propiciem em detrimento do interesse do próximo, além de provocar intrigas no meio em que vive, suas palavras suaves enganam para que seus objetivos sejam alcançados: ser visto por seu chefe, pastor ou amigo influente como alguém indispensável, eficiente e eficaz. 




A falsidade é a principal característica do “puxa-saco”. Como disse Benjamin Franklin “O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha.” Enquanto estiver no topo o adulador será sua sombra amiga. E esse não é um perfil encontrado apenas no meio profissional, político ou pessoal, também está encrostado dentro da igreja. Por isso, a Bíblia é enfática ao recomendar que fiquemos alertas a estes falsos servos.



Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples. (Romanos 16:17-18)



Vivemos em um mundo falso onde a bajulação e a mentiram caminham unidas em prol da  corrupção do homem, e isso provêm do maligno, pois o “diabo é o pai da mentira” (João 8:44), enquanto que Deus “não mente” (Números 23:19), Ele é a “verdade” (Isaías 65:16; João 14:6). E todo aquele que não obedece ao Senhor, mas se entregou ao pecado não é seu servo, mas servo do diabo.



Portanto, examine a si mesmo, peça ao Senhor que sonde o coração e a mente, se existirem atitudes de um individuo bajulador Deus há de revelar. Aquele que realmente deseja viver conforme a vontade de Deus faz o possível para ficar longe do pecado, a mentira e a falsidade não podem fazer parte da vida dos filhos de Deus “...não minta e não engane os outros” (Levítico 19:11). Vivam a verdade que está em Jesus Cristo!



Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno. Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna. (1 João 5:18-20)


Gostou da reflexão? Se tocou seu coração compartilhe com outras pessoas, vamos propagar a mensagem do único e verdadeiro Deus.


Leia também:

0 Comentários