Você presta atenção no que diz? Com certeza, nem sempre. Palavras machucam.


"Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo." (Provérbios 13:3 LAT)


Você presta atenção no que diz? Com certeza, nem sempre. Quem nunca  já disse algo que depois se arrependeu? Todos nós, em algum momento, já falamos coisas absurdas, quando deveríamos vigiar nossas palavras. Tiago diz que “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas [...]. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar” (Tg 3:6-8 LAT). 


A mesma boca que sai benção também sai maldição. Um exemplo bíblico é Miriã, filha de Joquebede, a irmã de Arão e Moisés. Miriã foi citada como profetisa (Êxodo 15:20), ou seja, através de  inspiração divina anunciava a mensagem de Deus ao povo, ela tinha sensibilidade e discernimento para compreender e declarar o que haveria de acontecer. E juntamente com Arão, ao lado de Moisés, guiaram o povo no deserto (Miqueias 6:4). Era uma mulher de destaque entre as demais. Da sua boca saia o direcionamento do Senhor.



Porém, certa vez, Miriã e Arão não foram consultados sobre a ordem que Deus deu diretamente a Moisés para que escolhesse setenta anciãos para ajudá-lo a profetizar em Israel. Acontece que Miriã e Arão tinham comunhão com Deus, no entanto, era com Moisés que Deus falava face a face e o responsável pela condução do povo no deserto. Então, movida pelo ciúme e inveja, a mulher que profetizava bençãos, juntamente com Arão, começaram a criticar Moisés por ter se casado com uma mulher Etíope (cuxita) e a questionar a autoridade de Moisés concedida por Deus (Números 12:1-2). A boca que transmitia a mensagem de Deus, agora falava mal do próprio irmão. Mas, nada passa despercebido a Deus, que ouviu o ressentimento de Miriã que foi punida com lepra. Moisés intercedeu por ela e após sete dias foi curada, pois o Senhor é um Deus misericordioso.



Devemos ser criterioso com as palavras, pois elas podem ser como uma arma, podendo destruir tanto a nós mesmos como aos outros. Miriã sofreu as consequências do poder de sua língua. “Você deseja amar a vida e ser feliz? Cuidado então com o que fala! Evite dizer mentiras e falar mal dos outros” (Salmos 34:12-13 VIV). Infelizmente, esse é um erro que todos nós cometemos, “usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Isso não deve ser assim” (Tiago 3:9-10 LAT).



Como podemos controlar a língua? Buscando a transformação interior genuína que só encontramos em Deus. Mesmo sendo cristãos e conhecedores da palavra, somos falhos e tendenciosos ao erro. Por isso, só Deus pode nos ajudar a dominar nossas emoções e controlar a língua. Quando nos entregamos completamente ao Senhor, dispostos a obedecê-lo, e mesmo assim, o inevitável acontece, o Espírito Santos nos ajuda a reconhecer o erro e nos redimir com a pessoa ofendida e com o Senhor. Em Cristo temos o direcionamento de nossas ações e palavras. 


Reflita: “Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz (Provérbios 21:23 LAT). “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem” (Efesios 4:29 LAT).

0 Comentários