Livro anne da ilha sobre a mesa


Anne da ilha é o terceiro livro da série  de romance Anne de Green Gables, escrito por L. M. Montgomery, publicado pela primeira vez em 1915. Esta sequência abrange o período dos 18 aos 22 anos de Anne Shirley, que sai de Green Gables para realizar seu sonho de estudar no Redmond College,  e assim, vai morar em Kingsport com a amiga Priscilla Grant. Anne, agora, uma jovem adulta irá descobrir os encantos do amor e a experiência de uma vida independente, longe de casa.


Capa azul do livro Anne da ilha
Sinopse: Decidida a realizar o seu sonho, Anne se muda para Kingsport e vai morar com sua amiga Priscilla Grant para finalmente terminar os seus estudos em Redmond College. Gilbert Blythe, desejando estudar medicina, também parte para Kingsport e enxerga a oportunidade de revelar seus sentimentos a Anne. O novo ambiente e a vida adulta trazem novos desafios e perdas que mudam as perspectivas e amadurecem a forma como ela enxerga o mundo.


Título: Anne da ilha (Livro 3) | Autora: Lucy Maud Montgomery | Editora: ‎Ciranda Cultural (1ª Ed. 2020) | Páginas: 256 | Gênero: Romance Infantojuvenil, Ficção | Idade da leitura: 9 anos | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
 
Veja outras resenhas dessa série de livros:


Essa nova fase da vida de Anne, que segue repleta de emoções, veremos a menina magrela se transformar em uma bela mulher, mas com a mesma simplicidade, gentileza e imaginação sonhadora de sempre. Neste terceiro livro a autora dá mais ênfase a vida sentimental e social de Anne, que terá novas amizades e admiradores. Assim, alguns personagens sai de cena, outros entram, entre eles a rica, indecisa e frívola Philippa Gordon e o bonitão com jeito de príncipe Roy Gardner.


As novas experiências de vida de Anne não tira seu foco dos estudos, sua preocupação em ter uma profissão, nem a torna indiferente à família que a acolheu ou aos velhos amigos. É interessante acompanhar seu processo de amadurecimento que passa de uma garotinha tagarela e sonhadora, para uma mulher centrada e determinada a realizar seus sonhos.


– Eu tenho certeza de que ninguém pode amadurecer sem que passe por provações e tristezas,  embora eu suponha que isso só seja possível de admitir quando estamos vivendo em tempos confortáveis. (p.53)

As cenas de descontração continua a cargo do gêmeo, Davy. Mas, quem realmente tornou-se indispensável e inesquecível na trama é Gilbert Blythe, que também foi morar em Kingsport, para estudar medicina. Seu amadurecimento, só aumentou seu encanto, um homem, sincero, doce e exalando amor. A maneira gentil como ele fala, a delicadeza com que trata as pessoas é apaixonante. 


– Se eu tivesse uma forma de remover da sua vida tudo o que não fosse felicidade e prazer, certamente eu faria,  Anne – disse Gilbert [...] (p. 52)

L. M. Montgomery conduz a evolução dos personagens com maestria. Sua escrita é simples e leve. As reflexões de incentivo ao perdão, a oração, a gratidão, continuam inseridas no enredo, assim como nos livros anteriores. É impressionante como consegue nos manter envolvidos na trama. A leitura é agradável e fluída. Como amo os livros desta autora sou um pouco suspeita pra falar, mas vale muito a pena acompanhar a história desta ruivinha que é pura empatia. Anne da ilha é um livro mais que recomendado!


O humor é o mais picante condimento no banquete da existência. Ria de seus erros, mas aprenda com eles; alegre-se em suas aflições, mas fortaleça-se com elas; zombe das dificuldades, mas supere-as. (p. 229)

0 Comentários