Nada há de encoberto que nao venha ser revelado


"Nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido." (Mateus 10:26)



Conforme o livro de Josué, na conquista de Jericó Deus ordenou que nada fosse levado da cidade, tudo  deveria ser destruído, com exceção da prata, ouro bronze, ferro e utensílios que seriam levados para a obra do Senhor. Contudo, Acã, da tribo de Judá, desobedeceu a ordem, cobiçou e não resistiu, pegando para si uma capa babilônica, ouro e prata, e os escondeu em um buraco no chão de sua tenda. Mas nada há de encoberto que não venha ser revelado.



Acã tentou camuflar seu pecado não apenas dos homens, mas de Deus. Porém, "os olhos do Senhor estão em todo lugar” (Pv 15:3), nada passa despercebido de sua observação. O Senhor revelou a Josué o pecado oculto de Acã, que sofreu as consequências de seu ato desonesto (Josué 7:25-26).



A onisciência do Senhor examina todos os pensamentos e atos de cada indivíduo, sabe de todos os desejos do coração humano mesmo antes de se tornarem palavras ou ações. É impossível esconder-se de Deus. O secreto para os homens jamais será segredo para Deus, como afirma o salmista: 



É impossível fugir do seu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder da sua presença! 
Se eu subir bem alto em direção aos céus, lá o Senhor está; se eu quiser descansar no reino dos mortos, lá também o encontrarei. 
 Se eu voar para as partes mais distantes do oceano com os primeiros raios da manhã, mesmo ali a sua mão direita dirigirá os meus passos e o seu poder me dará forças para ficar de pé.
Se eu tentar me esconder na escuridão, o Senhor transforma a noite em dia claro.
Para o Senhor, a escuridão nada esconde, a noite mais escura brilhará como o dia claro, pois para o Senhor as trevas são luz. (Salmos 139:7-12)


Além disso, o próprio Jesus disse que somos a luz do mundo e essa luz deve brilhar para todos à nossa volta, ou seja, com atitudes de um verdadeiro cristão –  aquele que busca andar como Cristo andou – para que, ao ser observado, possa ser exemplo para outros. Logo, da mesma forma que uma lâmpada deve ser colocada em local visível para cumprir o propósito para o qual foi inventada: iluminar o recinto. O cristão deve se portar de forma a cumprir os desígnios do Senhor, uma vida transparente, que reflita a conduta de Cristo.



Ademais, as trevas não fazem parte da vida cristã, quem se esconde na escuridão gosta de realizar os  desejos do Diabo, pois o pecado se tornou tão natural que, mesmo sendo um conhecedor das Escrituras os enxerga como banais, e portanto, permanecem no escuro, simulam uma vida cristã inexistente, “são pessoas que se consideram puras aos seus olhos, mas nunca foram purificadas da sua impureza” (Provérbios 30:12). 



Ai dos que procuram esconder os seus planos de Deus, que tentam fazer tudo no escuro, pensando consigo mesmos: "Quem vai nos ver? Quem ficará sabendo?" (Isaías 29:15)



Dentre as inúmeras condutas a serem eliminadas na vida do cristão, serão citadas duas que podem destruir vidas, e serve de exemplo para todo aquele que optar, verdadeiramente, andar como Jesus andou, fazer o que Jesus fazia e viver como Jesus viveu, são as seguintes:


1. Inveja

O ódio é cruel, e a fúria é destruidora, mas a inveja é mais perigosa ainda.” (Provérbios 27:4)

Um dos exemplos bíblicos mais conhecidos na bíblia, sobre o assuntos é a venda de José por seus irmãos, que o invejavam pelo fato dele ser o preferido do pai. (Gênesis 37)



2. Adultério

Quando chega a noite, o adúltero se disfarça para que ninguém o veja.” (Jó 24:15)

Sobre o tema, cabe relembrar a história do rei Davi e Bate-Seba, esposa de Urias (2 Samuel 11). Um adultério que que teve consequência fatal: a morte de Urias, planejada por Davi, pois um “abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7)



Portanto, diante do exposto, “isso mostra a verdade de que não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser descoberto e trazido à luz (Lucas 8:17). Assim, não adianta disfarces ou dissimulações para escondê-los. Assim, é hora de mudar de vida e passar a viver o verdadeiro evangelho, “nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal” (Eclesiastes 12:14). Independente de qual seja seu pecado secreto, é momento de arrepender-se, abandoná-lo e voltar-se por completo para Cristo. Jesus está voltando!
Ore o Salmo 19:12-14


Quem sou eu para discernir os pecados que se escondem em meu interior? Por favor, Senhor, perdoe os meus pecados ocultos!
Livre-me também dos pecados que cometo voluntariamente. Não deixe que eles me dominem. Assim ficarei livre da culpa, e escaparei de cometer grandes pecados.
Desejo que as palavras da minha boca e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis ao SENHOR, minha Rocha e meu Libertador!



Gostou da mensagem? Compartilhe com outras pessoas, para que mais vidas seja alcançadas com a palavra do Senhor.



0 Comentários