Versículo nem quente nem frios, és morno. Igreja Laodiceia


"Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca." (Apocalipse 3:15-16)
 


Como está sua vida espiritual? Você se classificaria como alguém quente, frio ou morno? Esta foi a crítica feita por Jesus na última carta às igrejas do Apocalipse, endereçada à Laodiceia que foi a única igreja a não receber nenhum elogio de Cristo.



Laodiceia era uma das cidades mais ricas do mundo, tinha uma localização privilegiada, ficava no meio de rotas comerciais, possuía muitos banqueiros, indústria de tecidos e escolas de medicina. A cidade orgulhava-se de sua riqueza, sentia-se autossuficiente, não havia necessidade de ter Deus em suas vidas.



Quanto a Igreja, foi influenciada pelos valores ditados pela sociedade, a riqueza econômica camuflou a vida espiritual. Não havia brilho ou vigor, a chama que aquece o espírito, agora, aquecia seus bolsos. Acomodados, tornaram-se cristãos comprometidos com o mundo e negligentes com a fé. Foram contaminados pela apatia espiritual que era o maior sintoma da Igreja em Laodiceia



Percebe-se que a carta à igreja em Laodiceia não cita sofrimento por perseguições, imoralidade ou idolatria como circunstâncias de desvio da fé, como dito em algumas das cartas às outras igrejas. Isso porque o problema da Igreja era a apatia espiritual. Assim, nenhuma dessas situações eram necessárias que acontecesse para afastar o cristão dos caminhos do Senhor, já que uma fé morna tem a finalidade de o fazê-lo pouco a pouco, esse é o grande perigo da apatia espiritual, ela é sutil e devastadora. Com tudo, a riqueza os deixaram orgulhosos, sentindo-se autossuficientes, bens e dinheiro tornaram-se prioridades em suas vidas (v.3:17).
 


Por isso Jesus usou a expressão “porque são apenas mornos, nem frios nem quentes” (v. 3:16a), referindo-se ao cristão que estão espiritualmente apáticos, não tem firmeza em suas convicções, portanto, não tem compromisso com Deus. Aqueles que estão na igreja, conhece a palavra e os deveres de um cristão genuíno, no entanto, não se mantém fiel à palavra, nem em pensamentos nem em ações, esse é o crente morno que vive com um pé na igreja e o outro no mundo. Não há mais entusiasmo de buscar e servir a Deus de coração.



Em tempos de pós-modernidade, muitos têm sido influenciados pela cultura do mundo, os efeitos da modernização foram absorvidos, ingeridos como uma cápsula que revigora a autossuficiência e torna apática a vida espiritual. Parte da igreja de Cristo tem sido conveniente com todo esse modernismo, sem qualquer questionamento.



A este grupo de cristãos mornos Jesus diz: “estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (v. 3:16b). Quem não abandonar os costumes deste mundo pecaminoso, deixando de ser negligente e ter entusiasmo em buscar a Deus, sendo fiel a sua palavra, a estes o Senhor lançará fora da sua presença. Arrependa-se e volte a praticar as boas obras de Cristo!



Portanto, "não sejam como crianças, sempre mudando de ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente mentiu para nós, e fez que a mentira soasse como verdade. Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo — falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade — e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça do seu corpo, a igreja" (Efésios 4:14-15).



Escutem! Jesus está a porta e bate. Ouça sua voz e abra a porta para que ele entre em seu coração e mude por completo a sua vida, permita-se ser moldado por Cristo. Ele te convida a ter um relacionamento pessoal “Se abrir a porta, eu entrarei na sua casa , e nos jantares juntos” (v. 3:20). Você vai aceitar esse convite ou vai continuar na apatia espiritual?



O momento de mudar é agora, pois, amanhã pode ser tarde demais. No dia do Juízo não haverá mais convite porque nem todo aquele que se refere a Jesus como Senhor entrará no Reino dos céus. A questão decisiva é se a pessoa faz a vontade de Deus. Não vai adiantar suplicar dizendo: “Senhor, não profetizamos a seu respeito, e usamos o seu nome para expulsar demônios e para fazer muitos milagres?” Pois, ouvirão claramente de Jesus: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mateus 7:22-23).



A palavra de Deus para você hoje é: Tenha entusiasmo pelas coisas de Deus, seja fervoroso na sua vida espiritual. Assuma um compromisso leal com Cristo, revista-se com o Espírito Santo e busque ter comunhão com Deus, vivendo uma vida irrepreensível, fiel à palavra. Decida permanecer na verdade inquestionável que é Cristo.



Ao tomar essa decisão Jesus tem uma promessa pra você: “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas” (Ap. 3:21-22).


0 Comentários