Carta a igreja em Pergamo
 

"Todavia, eu tenho algumas coisas contra você. Você tolera no seu meio alguns que seguem os ensinos de Balaão." (Apocalipse 2:14a VIV)


Como manter-se fiel a palavra sem se misturar com o mundo? Como estar no mundo não pertencer a ele? Como viver em meio a heresias e prazeres mundanos e não ser seduzido? Estas são algumas das indagações que permeiam a mente do cristão que deseja viver de acordo com a verdade. Aliás, a crítica aos cristãos em  Pérgamo foi exatamente essa, uma igreja fiel a Cristo,  mas que tolerava a imoralidade, idolatria e heresias.



Pérgamo (significa casada) era a antiga capital da Ásia e um importante centro cultural, possuía a segunda maior biblioteca do mundo, com mais de duzentos mil pergaminhos (derivação de Pérgamo). A cidade também possuía diversos templos para diferentes deuses, o mais famoso era o de Esculápio, o deus da cura (símbolo serpente), além da divinização ao imperador, uma vez ao ano todos tinha que ir ao templo declarar que “César é o Senhor”, depois poderia aderir a qualquer religião. O sistema de Pérgamo era o próprio “trono de Satanás “ (Ap. 2:13). 



Mesmo diante de tanta idolatria, a igreja era fiel ao Senhor, a perseguição religiosa não os intimidaram (Ap 2:13), Antipas, pastor da igreja em Pérgamo, resistiu à apostasia até o fim, ele foi assado vivo. A igreja era capaz de morrer por Cristo. Será que conseguiremos permanecer fiéis até o fim? 



Porém, Satanás é astuto, não conseguindo corromper a fidelidade cristã, fazendo-a substituir o Deus vivo por deuses pagãos, muda de tática, e sua nova armadilha é a doutrina de Balaão, que consiste na infiltração, no popular, “um pé na igreja e outro no mundo”, misturar-se, e assim, pouco a pouco, os cristãos começariam a deixar-se ser seduzidos pela imoralidade e heresia, enquanto que outros eram tolerantes com o pecado, se conformaram com o antinomismo,  que imperava na igreja. 



Portanto, “não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2 VIV).



No entanto, a igreja em Pérgamo que era casada com Cristo, torna-se infiel e se casa também com o mundo. Quando a igreja adota o estilo de vida mundano ou tolera seu sistema doutrinário, ela, não apenas, perde seu prestígio, como também,  enfraquece na fé, tornando-se espiritualmente cega. Não tem discernimento suficiente para resistir ou lutar contra as heresias e imoralidade, pois foi seduzida e adaptou-se à elas.



Perceba que o cerne da questão é que quem tolerar o erro, também comete pecado. O cristão que se conforma com a imoralidade, falta de ética, mentira, ou com qualquer tipo de conduta que está fora dos preceitos do Senhor, mesmo que não os cometa, porém, é conivente com tais práticas, ao invés de exortar e orientar o cristão desviado para que se volte para Deus, também precisa se arrepender.



Mas, Cristo não apenas elogia (v. 13) e logo depois critica (v.14), Ele também dá a solução para os erros cometidos: “Mude a sua mente e sua atitude” (v. 16 VIV), “se arrependa” (v. 16 LAT). Alguma vez já se perguntou, quais seriam os elogios e as críticas que Jesus faria a você? Será que está vivendo  como você deseja ou como Cristo quer que você seja? Será que está a viver conforme as regras do mundo ou a Palavra de Deus? Qual seria a correção que Jesus faria a você? Reflita sobre estas indagações.



Contudo, depois da correção vem a promessa de vitória (Ap 2:17): o pão do céu (maná escondido – v. 17b) e a entrada na morada celestial (pedrinha branca – V. 17c). Jesus é “o pão vivo que desceu do céu. Todo aquele que comer deste pão viverá eternamente” (João 6:51a). Para todo aquele que arrepender-se sinceramente e renovar sua mente e ações, optando por viver de acordo a vontade de Deus, terá o passaporte para as bodas do Cordeiro.



 Assim diz o Senhor: “Eis que venho em breve!’. Felizes aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro” (Ap. 22:7 VIV). “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. (v. 17a LAT).

0 Comentários