Estante de livros

Chick lit é um gênero literário de ficção tendo mulheres como protagonistas, popularmente ou preconceituosamente  conhecido por “literatura de mulherzinhas". Teve como precursora a personagem  Bridget Jones de “O diário de Bridget Jones” de Helen Fielding, interpretada no cinema pela atriz Renée Zellweger.  Retratam histórias com mulheres fortes e corajosas que normalmente enfrentam algum obstáculo e que não desiste de tentar superá-lo. Os livros Chick lits, além do romance, aborda temas como dramas familiar, profissional, amizade e normalmente, também trazem pitadas de comédia, possui uma narrativa leve e divertida proporcionando uma leitura agradável. 


Os livros chick lits, infelizmente, são preconceituosamente criticados por abordar temas mais femininos, visto como “fúteis”, inferiorizando-o em relação a outros gêneros,  adotando termo vulgarmente conhecido como “literatura de mulherzinha", para distingui-lo dos demais. No entanto, os livros Chick lits retratam mulheres perspicazes, audaciosas e resilientes que vai muito além dos estereótipos de “mulher consumista" como se o universo feminino fossem apenas sapatos, roupas e bolsas. 


Um exemplo de mulher desse gênero chick list é a personagem Zoe do livro “Um novo capítulo para o amor” de Jenny Colgan, uma mãe solteira corajosa, forte e determinada, que não desiste de lutar a cada novo desafio que a vida lhe impõe (veja a resenha aqui). Outro exemplo são livros de Jojo Moyes também presentes neste gênero que está em pleno crescendo, conquistando os corações das leitoras por suas características fofas, apaixonantes e, ao mesmo tempo, instigado ao recomeço e superação. Porém, aborda também temas densos como depressão e violência doméstica, no entanto, são intercalados com plots mais sutis para que a leitura não seja pesada. Oito livros Chick lits para você conhecer esse gênero:

  1. Os segredos da felicidade – Lucy Diamond 
  2. A pequena livraria dos corações solitários – Anne Darling 
  3. A pequena livraria dos sonhos – Jenny Colgan 
  4. Não é errado ser feliz – Linda Holmes 
  5. Lições inesperadas sobre o amor – Lucy Dilllon 
  6. Como eu era antes de você – Jojo Moyes 
  7. A troca – Beth O’Leary 
  8. Melancia – Marian Keyes

0 Comentários