Livro o retorno sobre a mesa - book the return

Os livros de Nicholas Sparks são conhecidos por seus romances emocionante, tipo “açucarado”, no entanto, o autor vem mudando sua escrita, e “O retorno" (The Return) tem muito mais mistério do que romance. Porém, sua narrativa continua envolvente.


Capa do livro o retorno

Sinopse: Existe uma hora certa para o amor?

Trevor Benson não estava planejando voltar para New Bern, uma cidadezinha na Carolina do Norte. Porém, após ouvir as últimas e enigmáticas palavras do avô no leito de morte, ele decide passar um tempo na velha casa que herdou. Decidido a cuidar das colmeias da propriedade, Trevor nem pensa em se apaixonar. Porém, assim que vê Natalie Masterson, sente uma atração impossível de ignorar. Ela parece corresponder, mas se mantém distante, como se escondesse algo. Em New Bern, ele também conhece Callie, uma adolescente reservada que era amiga de seu avô. Trevor acha que pode conseguir respostas sobre as circunstâncias misteriosas da morte dele, mas ela oferece poucas pistas – até que uma reviravolta lhe dá uma nova perspectiva. Nessa jornada para desvendar segredos, Trevor vai descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão e aprender que, para seguirmos em frente, muitas vezes é preciso retornar para onde tudo começou.

Livro: O Retorno | Autor: Nicholas Sparks | Editora: Arqueiro (1ª Ed. 2021) | Gênero: Drama / Romance |Páginas: 286 | Classificação: ⭐⭐⭐⭐

Veja outras resenhas:


Trevor Benson é um ex-médico da Marinha, aposentado após um atentado no Afeganistão, que sofre de Transtorno de Stress Pós-traumático. Ao retornar a  New Bern, na Carolina do Norte, irá se envolver nas vidas misteriosas da assistente do Xerife Natalie Masterson e da adolescente Callie.  Trevor decide que precisa desvendar as últimas  palavras misteriosas de seu avô, e inicia uma jornada investigativa sobre seus último dias de vida, o que de uma certa forma, o mantém de mente ocupada e livre da escuridão que o persegue. Além de cuidar da propriedade e da colmeias que herdara. 


Perdoar não quer dizer que você esqueceu ou que parou de querer mudar o passado. Quer dizer que você aceita a ideia de que não é perfeita, porque todos cometemos erros. E coisas terríveis podem acontecer com qualquer um.


Natalie Masterson é a policial linda e misteriosa. Que teve sua vida mudada drasticamente após uma grande tragédia tirar-lhe a alegria. Callie é uma adolescente introvertida e sua vida é um completo enigma. Duas mulheres cercada de segredos e um homem traumatizado pela guerra, juntos eles descobrirão que o amor tudo perdoa.


A maior parte da história gira em torno dos segredos de Callie e Natalie, bem como, a luta de Trevor para superar seus traumas e seguir em frente. Confesso que não fiquei encantada com o romance dos personagens, pelo menos o início dele não cativou, porém, a trama é envolvente por causa do mistério, mas não me emocionou como suas obras anteriores. No entanto, é um excelente livro, afinal Nicholas Sparks é um autor maravilhoso.


A vida nos oferece novos rumos o tempo todo, e nesse processo nós crescemos e mudamos. Quando olhamos pelo espelho retrovisor, temos um vislumbre de eus anteriores que podem ser irreconhecíveis.


Fazendo uma reflexão sobre os acontecimento na vida dos personagens percebemos como a vida pode dar uma virada abrupta e tudo muda como se fosse mágica. Por isso que não devemos deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. 


O retorno é um livro sobre culpa, perdão e a redescoberta do amor. A leitura flui facilmente, pois a trama te envolve na ânsia de descobrir os segredos dos personagens, a escrita é simples como todos os seus livros, apenas o enredo é mais enigmático, como dito anteriormente. E então, você irá refletir: Será que existe hora certa para o amor?


Trechos do livro O retorno (The return)

Quando se sentir oprimido, obrigue-se a ficar de pé, ereto; quando se sentir perdido diante de uma tarefa complexa, tente ocupações simples, coisas possíveis de fazer, começando com o primeiro passo, fácil, e depois fazendo a próxima coisa simples.


No final, as pessoas geralmente se arrependem das coisas que não fizeram, e não das que fizeram.


[...] por que algumas pessoas ficam na vida da gente enquanto outras vão embora. Não tenho outra resposta para isso a não ser que a amizade é uma via de mão dupla. As duas pessoas precisam querer investir nela a fim de mantê-la viva.

E, apesar de ser normal se sentir culpado, é importante lembrar também que a culpa é só uma emoção e, como todas as emoções, é passageira. A não ser que você escolha se apegar a ela.

[...] todo mundo deveria se esforçar para ser a melhor versão possível de si mesmo.


[...] permanecer fiel na doença é onde o amor realmente se mostra.


[...] eu acreditava que, tendo amor, tudo era possível. Agora, compreendo que às vezes o amor não basta.


0 Comentários