Ajoelhado aos pés cruz ao pôr do sol

[...] Por que ficamos aqui sentados esperando a morte? (2 Rs 7:3 LAT)


No capítulo 7 do livro de 2 Reis, nos deparamos com uma situação estarrecedora vivida pelo povo de Samaria, pois os sírios haviam cercado a cidade, assim ninguém saía, o alimento tornou-se escasso, a população estava faminta, a miséria era extrema. Mas, um quarteto de homens leprosos que estavam do lado de fora da cidade, tiveram uma atitude de coragem e fé que desencadeou na salvação da cidade. 

 

 Os leprosos eram considerados impuros, por isso, obrigados a viver a margem da sociedade. A lepra não tinha cura, eles estavam condenados a morte.  Em um ato de fé eles decidiram: “Que adianta ficarmos aqui esperando a morte? Não vale a pena entrar na cidade porque lá iríamos morrer de fome. Se ficarmos sentados, morreremos. Vamos para o acampamento dos sírios. Se eles nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, nós vamos morrer de qualquer jeito mesmo” (2 Rs 7:3-4).

Eles compreenderam que estavam com um grande problema, e não podiam ficar estagnados, esperando a situação mudar por si só, mas precisavam urgentemente agir. E assim eles fizeram, entraram no acampamento e o encontraram vazio, Deus havia feito um milagre e os sírios fugiram aterrorizados, deixando para trás comida, água e riquezas. Os leprosos levaram a boa notícia para Samaria, o povo saiu da cidade e saqueou o acampamento dos sírios. Aqueles quatro homens mudaram a situação de toda uma cidade, quando decidiram trocar a autocomiseração pelo ânimo, o medo pela coragem,  o pessimismo pela fé e não permitiram que sua condição atual os impedisse de prosseguir rumo ao seu propósito.


Veja também:

 

 O que nós podemos aprender com essa história ao enfrentar uma situação de crise?

Estamos vivendo um momento atípico da história da humanidade, devido a pandemia do coronavírus, em que a crise econômica se instalou afetando terrivelmente a sociedade. É tempo de se reinventar sair da zona de conforto e agir. Não podemos nos intimidar diante das situações adversas, mas colocar nossos olhos em Deus que age, mesmo que não haja possibilidades. Esse é o momento oportuno de colocar a fé em ação e ser agraciado pela misericórdia e providência do Senhor. Pois, “Deus é refúgio e força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não tenha medo. Deus  te ajudará! Lembre-se de todas as maravilhas que Ele já fez. O Todo-Poderoso está do seu lado" (Salmos 46).

 

 A história diz que “os sírios fugiram ao anoitecer” (v.7), foi exatamente nesse horário que os quatro leprosos se levantaram para ir ao acampamento  (v.5). Deus sabe o momento exato de mudar sua história. Quando você decide ter ousadia para lutar, força para persistir e fé para prosseguir, você está declarando: Deus eu confio em ti! E o sobrenatural de Deus começa acontecer. Entenda que para Deus agir não precisa que haja condição, mas que você tenha fé, pois “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6 ALM).

A mensagem pra você hoje é: “A graça do Senhor é tudo o que você precisa, pois o poder dEle é mais forte quando você está fraco” (2 Co 12:9). Coloque sua fé em ação!O teu socorro vem do Senhor! Ele é teu protetor não te deixará cair, pois Ele nunca dorme nem cochila, Ele te guarda e está sempre ao teu lado te protegendo e te livrará do perigo, ele guardará a tua vida hoje e sempre.” (Salmos 121:1)


0 Comentários