Pessoa pensativa com dúvida


" disse ao rapaz que o acompanhava: – Vamos até o acampamento desses filisteus pagãos. Pode ser que o SENHOR nos ajude. E, se ele nos ajudar, nada poderá impedi-lo de nos dar a vitória, ainda que sejamos poucos." (1 Sm 14:6 LAT)


“Pode ser”, “talvez”, “porventura” são algumas das expressões utilizadas neste versículo em algumas traduções bíblicas. Palavras que indicam incertezas, as quais surgem na vida diante de determinada circunstância, dúvidas pela quais passaremos enquanto existirmos. Expressão indagada por Jônatas antes de ir para a batalha. Corajoso esse Jônatas! Não é qualquer um que seguiria em frente, e colocaria a vida em risco por um simples “pode ser" ou “talvez” dê certo. 


E quem foi Jônatas?
Jônatas era o filho do rei Saul que estava perseguindo uma guarnição de filisteus. Naquela época era comum, diante de situações como esta, ter uma palavra de confirmação do Senhor por sonho, visão, profecia, mas Jônatas não recebeu nenhuma confirmação do Senhor que sairia vitorioso na batalha, tanto que em momento algum ele afirmou que daria certo, ele disse apenas “pode ser que o Senhor nos ajude". Não podemos sair por aí fazendo as coisas de qualquer modo apenas por achar que Deus poderá nos ajudar e só depois interceder para que Ele nos ajude. Então, porque Jônatas fez isso, prosseguindo com base em incertezas? Porque ele estava combatendo ao lado do povo de Deus, porque ele sabia que Deus estava com ele, pois sua causa era  justa, sua fé era forte, ele tinha um coração voltado a fazer a vontade de Deus, por isso ele creu que seu propósito era da vontade do Senhor. 



Leia também:


Então, como lidar com as incertezas da vida?
Nem sempre Deus irá responder suas orações com total clareza  “sim" ou “não”, às vezes, mesmo depois de muito  interceder, você continuará com dúvidas, pois não terá garantias ou o momento não é oportuno, seria maravilhoso se Deus sempre nos desse direções específicas, porém às vezes ele apenas coloca sonhos, objetivos, ideias novas na nossa mente que vai crescendo dia após dia, e então, você começa a se perguntar “Pode ser que seja isto que Deus quer que eu faça”. Salomão disse “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada” (Ec 11:4 LAT), ou seja, se você ficar esperando pelas circunstâncias perfeitas, nunca sairá do lugar que está, para onde almeja estar. Evidente que sempre queremos garantias que os planos não correrão risco de fracassar, mas nem sempre será possível tê-las. E, são esse momentos de incertezas que fortalecem sua fé para te impulsionar e ter coragem para agir.


Nem todos os projetos de uma pessoa estão de acordo com a vontade de Deus, ter um sonho não é pedir a Deus que Ele os realize para que você desfrute de extrema alegria e felicidade, mas ao pedir, também, perguntar a Deus se o que você deseja é da vontade dEle. E, se não conseguir identificar a resposta de Deus ou se Deus silenciar e a incerteza permanecer? Quando o seu coração está reto perante a vontade do Senhor, sua vida voltada aos propósitos dEle e seus sonhos estão fundamentados pelas ordenanças das escrituras, você pode usar o “pode ser" e colocar seus projetos em ação, não tema as circunstâncias adversas ou o fracasso, alimente sua fé, creia e siga, você verá Deus transformar seu “pode ser" em vitória. Não permita que incertezas e medo mate seus sonhos. Lembre-se que ao lado de Deus você já é mais que vencedor.

0 Comentários