Globo terrestre usando máscara - tempos de pandemia Coronavírus

Em tempos de crise, pelas quais o mundo vem enfrentando, com o vírus que vem destruindo vidas e os sonhos da humanidade, com as expectativas para o futuro incertas e as perspectivas de dias melhores se desvanecendo. Vivendo momentos atípicas, que ainda procura-se compreender o porquê de todos esses acontecimentos e o que fazer para superar essa fase catastrófica, que fez o mundo parar. Para uma análise mais abrangente do que vem acontecendo, uma lista com dez livros que ajudarão a entender e enfrentar a pandemia com um olhar positivo e de esperança:


1. Sonhos confinados: O que sonham os brasileiros em tempos de pandemia - Christian Dunker e Gilson Iannini

Capa do livro Sonhos confinados: O que sonham os brasileiros em tempos de pandemia - Christian Dunker e Gilson Iannini

Sinopse: Fomos dormir em um mundo, acordamos em outro. De uma hora para a outra, Os sonhos entraram na nossa realidade, e a realidade, ou o que ainda restava dela, invadiu nossos sonhos. Na ressaca do carnaval de 2020, a pandemia, que parecia tão distante, de repente invadia todos os momentos da nossa intimidade. Começava para valer o século XXI. Nesse contexto, diferentes grupos de psicanalistas passaram a coletar, registrar e escutar sonhos, culminando em uma pesquisa multicêntrica coordenada por três universidades públicas brasileiras: UFRGS, USP e UFMG. Desse trabalho conjunto surgiu um rico acervo, um documento único de um momento traumático – subjetiva e socialmente – de nossa experiência histórica. Este livro é resultado desse trabalho. Trata-se de uma ontologia do tempo presente a partir dos sonhos, estes registros capazes de apreender com mais agudeza aquilo que parece recalcado ou não dito em nossa experiência social compartilhada e responsáveis por nos ajudar a elaborar aquilo que escapa às nossas representações.

Título: Sonhos confinados: O que sonham os brasileiros em tempos de pandemia 

Autor: Christian Dunker e Gilson Iannini 

Editora: Autêntica  (1ª edição 19 abril 2021)

Páginas: 272 


 2. Dez lições para o mundo pós-pandemia – Fareed Zakaria

Capa do livro 10 lições para o mundo pós-pandemia

Sinopse: Com prosa instigante, o autor best-seller e apresentador da CNN Fareed Zakaria oferece uma reflexão atemporal sobre a vida no início do século XXI. Desde a queda do Muro de Berlim, o planeta sofreu três grandes abalos ― o Onze de Setembro, o colapso financeiro de 2008 e agora a pandemia provocada pelo novo coronavírus ― que, embora pareçam distintos em quase tudo, têm algo em comum: são choques assimétricos. Começaram com consequências de menor magnitude, mas passaram a enviar ondas sísmicas pelo mundo inteiro. Ao longo de dez lições, o apresentador da CNN e autor best-seller Fareed Zakaria convida o leitor a compreender melhor a natureza de um mundo pós-pandemia: as consequências políticas, sociais, tecnológicas e econômicas que em outras circunstâncias levariam anos para ocorrer. Abordando assuntos que vão dos riscos naturais e biológicos ao crescimento da “vida digital”, passando pela nova ordem mundial dividida entre Estados Unidos e China, Zakaria leva o leitor a refletir para além dos efeitos imediatos da Covid-19. Descobrimos em primeira mão o que parecia impossível: como é vivenciar uma pandemia. A questão agora é entender o que virá pela frente.

Título: Dez lições para o mundo pós-pandemia

Autor: Fareed Zakaria

Editora: Intrínseca (1ª Ed. 24 fevereiro 2021)

Páginas:288


3. O futuro começa agora: Da pandemia à utopia – Boaventura de Souza Santos

Capa do livro O futuro começa agora: Da pandemia à utopia

Sinopse: Após o lançamento do ensaio A cruel pedagogia do vírus, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos traz ao leitor uma obra que propõe pensar a sociedade pós-pandemia, sua complexidade, os problemas que a antecedem e possíveis futuros. Como um diagnóstico crítico do presente, Boaventura aponta que as desigualdades e descriminações sociais já tão presentes nas sociedades contemporâneas, se intensificaram ainda mais em um contexto pandêmico. Com atenção especial ao modelo econômico-social, ao papel da ciência e do Estado na proteção dos mais necessitados, o autor traz um profícuo debate para se pensar em alternativas econômicas, políticas, culturais e sociais que apontem para um novo modelo civilizatório de sociedade. “O novo século começa agora, em 2020, com a pandemia, e aconteça o que acontecer. É, no entanto, um começo diferente dos anteriores. Se for apenas o começo de um século de pandemia intermitente, haverá nele algo de fúnebre e crepuscular, o início de um fim. Por outro lado, pode ser também o começo de uma nova época, de um novo modelo civilizacional”, reflete o autor.

Título: O futuro começa agora: Da pandemia à utopia Autor: Boaventura de Souza Santos

Editora: Boitempo (1ª Ed. 19 janeiro 2021)

Páginas: 432

 


4. Deus e a pandemia: Uma resposta cristã sobre o coronavírus e suas consequências – N.T. Wright 

Capa do livro Deus e a pandemia: Uma resposta cristã sobre o coronavírus e suas consequências

Sinopse: Descubra uma maneira diferente de ver e responder à pandemia do coronavírus, com base nas Escrituras e no modo de viver, pensar e orar que foi revelado a nós por Jesus. O que devemos pensar sobre a crise do coronavírus? Algumas pessoas pensam que sabem: “Este é um sinal do fim”, elas dizem. “Está tudo previsto no livro do Apocalipse.” Outras discordam, mas são igualmente taxativas: “Este é um chamado ao arrependimento. Deus está julgando o mundo e, por meio desta doença, nos alerta a mudar”. Alguns se juntam ao coro de culpa e condenação: “É culpa dos chineses, do governo, da OMS...” Para N. T. Wright, todas essas reações ao vírus são insatisfatórias. Em vez disso, ele mostra que uma leitura cuidadosa da Bíblia e da história cristã oferece respostas simples, porém profundas, às nossas muitas perguntas, incluindo: Qual deve ser a resposta cristã à pandemia? Como devemos pensar em Deus? Como vivemos no presente? Por que devemos lamentar? O que devemos aprender sobre nós mesmos? Como nos recuperamos? Escrito por um dos principais estudiosos do Novo Testamento do mundo, Deus e a pandemia servirá como guia para ler os acontecimentos de hoje à luz da morte e ressurreição de Jesus.

Titulo: Deus e a pandemia: Uma resposta cristã sobre o coronavírus e suas consequências 

Autor: N.T. Wright

Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 17 agosto 2020)

Páginas: 144



5. O trauma na pandemia do Coronavírus: Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas - Joel Birman 

Capa do livro O trauma na pandemia do Coronavírus: Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas

Sinopse: Fruto das pesquisas do autor e da urgência do momento, O trauma na pandemia do Coronavírus desenha as impressões e experiências da crise do Covid-19, especialmente da perspectiva brasileira. O psicanalista Joel Birman analisa em O trauma na pandemia do Coronavírus a dimensão psíquica da pandemia da Covid-19, colocando em destaque as suas dimensões política, social, econômica, ecológica, cultural, ética e científica. Escrito a quente, o livro chama a atenção para a problemática do trauma, intimamente relacionada à noção de catástrofe humanitária, subjetiva e nacional em que particularmente a população brasileira está inserida. É um livro necessário a todas as pessoas que desejam compreender e processar subjetivamente esse período brutal.

Título: O trauma na pandemia do Coronavírus: Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas 

Autor: Joel Birman 

Editora: Civilização Brasileira (1ª Ed. 7 de dezembro 2020)

Páginas: 168

  


Veja também:


6. Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas) – Yuval Noah Harari 

Capa do livro Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas)

Sinopse: Nesta coletânea inédita de artigos e entrevistas, Harari debate o impacto e as consequências da pandemia de covid-19. O historiador israelense Yuval Noah Harari examina os dilemas da encruzilhada histórica provocada pela pandemia do novo coronavírus nos artigos e entrevistas reunidos nesta coletânea inédita. Publicados originalmente em veículos como a revista Time e os jornais Financial Times e The Guardian, eles exploram temas como a disputa ideológica entre isolacionismo nacionalista e cooperação global, o risco da ascensão de estados totalitários na esteira das novas tecnologias de monitoramento em massa e os possíveis impactos do vírus na concepção contemporânea da morte. Harari desenvolve seus argumentos com a clareza de visão e de estilo que o consagrou, entrelaçando os caminhos e descaminhos da humanidade entre passado, presente e futuro. A boa notícia, ele ressalta, é que a maior parte do planeta concorda em concentrar os esforços nos avanços científicos em busca da cura e de uma vacina para o covid-19 – porém isso acontecerá apenas se a cooperação entre as nações for a prioridade dos líderes atuais.

Título: Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas) 

Autor: Yuval Noah Harari

Editora: Companhia das Letras (1ª Ed. 14 setembro 2020)

Página: 128  


7. Coronavírus e Cristo – John Piper

Capa do livro Coronavírus e Cristo

Sinopse: Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde havia declarado a doença como uma pandemia global. Em meio a medos e incertezas, é natural perguntarmos: o que Deus está fazendo? John Piper convida leitores de todo o mundo a permanecer na Rocha sólida que é Jesus Cristo. Nele nossas almas podem ser sustentadas pelo Deus soberano que ordena, governa e reina sobre todas as coisas para realizar seus sábios e bons propósitos em prol daqueles que nele confiam.

Titulo: Coronavírus e Cristo

Autor: John Piper

Editora: Fiel Editora (1ªedição março 2020)

Páginas: 108  


8. Coŕonavírus explorando a pandemia – Atila Iamarino e Sonia Lopes

Capa do livro Coŕonavírus explorando a pandemia
Sinopse: Somos parte da geração que vai contar essa história. Se ainda não temos todas as respostas, vamos compreender a importância das boas perguntas e das práticas científicas que nos aproximam das melhores ações, em benefício da saúde coletiva. Além de material informativo, infográficos, mapas e dados, atividades exploram o tema sob o olhar de diferentes áreas do conhecimento. O material ainda conta com sugestões de aprofundamento e consulta, possibilitando que o leitor amplie seu conhecimento sobre os temas abordados.

Título: Coronavírus explorando a pandemia 

Autor: Atila Iamarino e Sonia Lopes

Editora: MODERNA (1ª Ed. 15 novembro 2020)

Páginas: 184


9. É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus – Edgar Morin 

Capa do livro É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus

Sinopse: Em É hora de mudarmos de via, o maior pensador em atividade dá o seu parecer sobre o principal assunto do momento. Escrito em parceria com Sabah Abouessalam. Um minúsculo vírus surgido de repente numa longínqua cidade da China criou um cataclismo mundial. Paralisou a vida econômica e social em 177 países e engendrou uma catástrofe sanitária cujo saldo mundial é sombrio e alarmante. É verdade que houve muitas pandemias na história, mas a novidade radical do Covid-19 está no fato de ele dar origem a uma megacrise. Nossa fragilidade estava esquecida; nossa precariedade, ocultada. Nunca estivemos tão fechados fisicamente no confinamento e nunca tão abertos para o destino terrestre. O pós-coronavírus é tão preocupante quanto a própria crise. Muitos comungam a certeza de que o mundo de amanhã não será o mesmo de ontem. O futuro imprevisível está em gestação hoje. Tomara que seja para a regeneração da política, para a proteção do planeta e para a humanização da sociedade: é hora de mudarmos de via.

Título: É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus

Autor: Edgar Morin 

Editora: Bertrand Brasil (1ª Ed. 2 novembro 2020)

Páginas: 98

  

10. Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus - Luiz Henrique Mandetta 

Capa do livro Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus

Sinopse: Henrique Mandetta narra em detalhes a luta para conter a covid-19 no Brasil durante sua gestão como ministro da Saúde. Em um relato franco, ele aborda todas as questões que teve de enfrentar nesse período. Um livro para todos que queiram saber mais sobre os meandros da atual política brasileira. No início de 2020, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira: conter o avanço da covid-19 no Brasil. Sua defesa dos protocolos científicos no combate à pandemia e a transparência na comunicação com a sociedade acabaram desencadeando uma crise no governo federal. No mesmo estilo objetivo com que conduzia as coletivas de imprensa do ministério durante sua gestão, Luiz Henrique Mandetta relata, semana a semana, os cerca de cem dias em que esteve à frente da pasta, até sua exoneração, em 16 de abril de 2020. Revela bastidores do seu dia a dia ― muitos até então desconhecidos do grande público, e que lançam uma nova luz sobre as movimentações políticas no Palácio do Planalto durante esse período. Um testemunho de um dos momentos mais difíceis da história do Brasil atual.

Titulo: Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus 

Autor: Luiz Henrique Mandetta

Editora: Objetiva (1ª Ed. 25 de setembro 2020)

Páginas: 228          

0 Comentários