Mulher dd braços abertos no penhasco

Quem nunca disse: Amanhã eu começo estudar, segunda irei iniciar o regime, próxima semana vou me matricular em um curso. Mas, os dias passam, e você não sai do lugar ou até inicia, mas sempre desiste, ou por desânimo ou pelos inúmeros obstáculos que julgou intransponíveis. Enfim, seja qual for sua situação hoje, a mudança radical em sua vida é possível através de Deus. “Eis que faço nova todas as coisas”  (Ap 21:5 ALM). Por mais frequentes que tenham sido as vezes em que você planejou, tentou mudar e fracassou, Deus pode mudar o que você não pode – e fazer isso durar. Mas essa mudança requer a compreensão de alguns princípios, neste artigo vou te mostrar seis passos simples para você mudar de vida radicalmente:

 

1.  Tenha um relacionamento comprometido e sincero com Deus

Mulher  de braços aberto nas montanhas perto do céu

A verdadeira mudança começa quando você trata seu relacionamento com Deus. Desânimo, decepção por causa do problema e ficar sozinho para lidar com isso, achando-se autosuficiente, é característico de alguém que não sabe administrar as mudanças e, logo fará com que você se afaste de Deus. E, longe de Deus tudo se torna difícil. Render-se completamente a Ele muda sua visão diante do obstáculo, pois você começa a enxergar com os olhos da fé, mirando no sobrenatural de Deus. “Vamos examinar seriamente o que temos feito e reorganizar a vida conforme a direção do SENHOR” (Lm 3:40 NTLH). Quando colocamos nossa vida na direção de Deus, a nossa autoconsciência é amplificada, e nos tornamos adeptos às direções apontadas por Ele.


2. Esteja disposto a mudar incondicionalmente 

Metamorfose da borboleta
Qualquer mudança começa intrinsicamente, ou seja, de dentro para fora e não de fora para dentro. Você não conseguirá mudar a situação se não houver uma transformação na sua forma de pensar, sentir e agir. Todavia, conseguir essa mudança sozinho é muito difícil, é por isso que temos  que entregar a Deus o controle da mente, pois Ele te dará discernimento para enxergar além das aparências. Uma metamorfose em sua mente fará com que veja as coisas evidentemente e permitirá que você compreenda com clareza o problema, para enfrentá-lo de forma eficaz, independente das condições. 



3. Mudar significa correr riscos 

Mulher saltando entre duas montanhas ao pôr do sol

E se eu não conseguir? Se tudo der errado? Se não sair como o planejado? Vivendo a vida do “se". Que lástima! Gostamos de ter garantias dos nossos feitos, mas na maioria das vezes, não podemos tê-los. E o previsível parece menos ameaçador que a novidade, porém para tudo tem uma consequência, e o preço de ficar no “se" é a inércia da vida. Às vezes, seu maior risco é não correr nenhum risco! Deus, muitas vezes, age de forma totalmente contrária às nossas expectativas. E aí, você deduz que é melhor seguir sua intuição, pois é mais seguro. Errado! Seguro mesmo é confiar na direção do Altíssimo. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hb 11:1 NVI). A sua fé é a convicção que nada vai falhar, é entregar seu objetivo como propriedade a Deus, que te dará discernimento e sabedoria para que você saia da inércia e percorra todos os caminhos necessário para sair do “se" para o “vou". Vou conseguir!


4. Seja a mudança que você quer ver no outro 

Mãos dando uma flor
Você não precisa mudar os outros para mudar a sua vida. Eu serei mais feliz se ele parasse de...”; “As coisas não vão melhorar para mim até que ela...”. Essas são convicções que te fazem ignorar a solução e alimentar o  pessimismo. Tire o foco do problema! Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros” (Gl 6:4). Ao invés de tentar mudar o outro, peça a Deus que esquadrinhe seus pensamento e ações e Ele lhe apontará a mudança que você precisa fazer em sua vida, para melhorar a maneira de encarar o problema. Quando você parar de tentar transformar o outro e mudar sua reação diante do problema, o outro mudará espontaneamente ao observar o seu agir.



5. Esqueça o passado

 Mulher caminhando com guarda-chuva

Você precisa aceitar que mudar significa esquecer o passado. Vire a página! Quando você se agarra ao que ficou para trás, isso passa a controlá-lo, pois não consegue se desprender e prosseguir. Erro,  culpa, ressentimento, julgamento, preconceito... são sentimentos que aprisionam o ser humano. Confesse seus erros, peça perdão com arrependimento sinceros e siga. Ah! Eu fui o ofendido, a culpa foi do outro. Preciso me vingar! De forma alguma, o preço a se pagar por uma opção como esta é alto demais, e você jamais sentirá consolo ou vitorioso por tal ação. Entregue na direção de Deus, ele sonda e conhece os corações e age onde não podemos agir, e você será liberto das cadeias que te aprisionam no passado. Deus esta preparado para tornar seu futuro melhor do que seu passado jamais poderia ter sido.Devolverei tudo o que vocês perderam”. (Jl 2:25 NTLH)


6. Não permita que fracasso te paralise

Homem sentado cansado

Às vezes, o medo de fracassar nos faz desistir antes mesmo de tentar. Na verdade, a mudança mais intensa acontece no fracasso, pois a arrogância e o orgulho se esvai, e nos lançamos nos braços de Deus e permitimos ser moldados e usados por Ele. Muitos personagens bíblicos fracassaram na jornada rumo ao sucesso. Lembra de Pedro: Ele deu um passo para trás assim que foi acuado, negando a Jesus. Depois,  sentiu-se um fracassado, porém, não permitiu ser dominado por tal sentimento. E Pedro cresceu tanto que foi escolhido para liderar a igreja de Cristo, chegando a ganhar três mil almas de uma única vez. Portanto, não permita que o fracasso paralise você!


Preparado para colocar os seis passos para mudar radicalmente sua vida em prática? Não protele o que pode ser feito agora. É como diz o ditado: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

0 Comentários