Tenha fé para pedir e paciência para esperar

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31 ALM)


A paciência, além de ser um dos elementos da perseverança, é a capacidade de suportar as adversidades com calma e sem reclamações. Porque a paciência é um dos atributos da perseverança? Porque perseverar significa persistir. Persistir  em alcança os objetivos; persistir na oração crendo que há um Deus que realiza o improvável.  O cristão que espera com paciência, persevera em manter  sua fé firme em meio às dificuldades da vida.


Você tem perguntado a Deus: Por que tenho que esperar tanto? Se esse é seu caso, eis quatro razões sobre a importância de esperar com paciência que você precisa conhecer:


1. Esperar te treina

 O tempo que você acha que está gastando esperando,  pode ser tempo gasto aprendendo. E se você está aprendendo, não está perdendo. Deus o treinará para a batalha. "Louvem o SENHOR Deus, a minha rocha; ele me prepara para a batalha e me ensina a combater" (Sl 144:1 NTLH).


2. Esperar te corrige 

O salmista escreveu: “Antes de me castigares, eu andava errado, mas agora obedeço à tua palavra" (Sl 119:67 NTLH). A adversidade pode levar ao desenvolvimento e crescimento espiritual se você estiver disposto a aprender com ela. A dor o obriga a contar com Deus para ter respostas, a depender dele em vez de depender de outros, a aprender onde você se desviou, a ter fome da sua presença e do seu toque curador, a ouvir as suas instruções e a ser sensível às mudanças que ele quer realizar na sua vida. Sim, você pode transformar sua dor em progresso.


Leia também:


3. Esperar revela quem são as pessoas que o cercam

As motivações não são discernidas facilmente. Confie em Deus, mas teste as pessoas. E isso é bíblico: “Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos [...]" (Dt 8:2 NTHL), ou seja, a fim de saber quais são suas verdadeiras intenções. As pessoas podem manter suas intenções e suas motivações encobertas por muito tempo, porém, esperar geralmente faz com que a verdade venha à tona. 


4. Esperar dá tempo a Deus para resolver o problema

Espere no Deus que opera milagres, portanto não tente agir conforme suas próprias convicções, nem queira  tirar a oportunidade de Deus demonstrar o seu poder na sua vida, pois “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” (2 Pe 3:9).


Narre a Ele sobre tudo que você está vivenciando. Mas Deus sabe de tudo, para que contar algo que Ele já sabe? Porque Ele é pai e ama ouvir seus filhos, pois uma conversa entre pai e filho cria laços de amor e amizade. Entregue seus planos e sonhos a Deus, e espere com paciência, Ele sabe o tempo certo para resolver. “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando” (Jr 29:11 NTHL).


Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:7-8)

0 Comentários