Não sabeis que amizade com o mundo é inimizade contra Deus?


“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4 ALM)


Se, por amor, Deus enviou seu único filho para salvar o mundo (Jo 3:16), por que não iria querer que também amassemos esse mundo?

A resposta é simples: o mundo ao qual Deus tem um amor incondicional é a humanidade, enquanto que, para a maioria das pessoas o foco do amor não é o próximo, mas em desfrutar os prazeres pecaminosos desse mundo, que são táticas e artimanhas que o Diabo usa para cativar a humanidade. Ora, se fazemos o que o Diabo gosta, nos tornamos amigos do mundo e inimigos de Deus. Não há como amar ambos, pois, os que pertencem a Deus obedecem seus mandamentos, todo aquele que não está com Deus é contra Ele (Mt 12:30).


Nisto, devemos ter muito cuidado e ficar atentos porque nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra os poderes e potestades dominadores deste mundo de trevas, cheio de forças espirituais do mal (Ef 6:12). Pois, o Diabo, o verdadeiro inimigo, ao qual devemos lutar está, incessantemente, procurando a quem estiver espiritualmente enfraquecido para tragá-lo (1 Pedro 5:8). Por isso, o cristão precisa ser vigilantes, guerreando contra as paixões, evitar o mundanismo, separar-se do mundo e ser guiados pelo Espírito de Deus:


A guerra contra as paixões 

“O que está causando as discussões e as lutas entre vocês? Não é porque existe um exército inteiro de maus desejos dentro de vocês?” (Tiago 4:1)


Ah, os desejos! A ambição de possuir o que deseja ou o que os outros têm, às vezes, chega a tal ponto, que a pessoa não se detém em praticar o mal para consegui-lo. São completamente dominados pelos prazeres oferecidos pelo mundo. Assim, tudo o que tem é insuficiente e tudo que o outro tem é melhor que o seu.


Ademais, as paixões por tudo o que o mundo oferece obscurecem a razão e nos torna prisioneiros das armadilhas do inimigo de nossas almas. Todavia, Deus nos concede abundante graça para podermos resistir aos maus desejos e intentos do coração. Contudo, devemos nos submeter, humildemente ao Senhor, resistir as investidas do Diabo que ele fugirá de nós (Tg 4:6-7).


Para isso, devemos nos aproximar do Senhor, não apenas lamentando pelos erros, mas sinceramente arrependidos e suplicando por seu perdão, e Deus que é bondoso e misericordioso nos perdoará. 




O cristão não deve ser mundano

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 Jo 2:15)

Abandonem os desejos de tudo que o mundo oferece e que o afasta de Deus, pois ao amar os maus desejos da natureza pecaminosa do homem, o apreço pelos desejos sensuais e a ambição pelas coisas desta vida, estarão declarando que não amam a Deus, pois, todas estas coisas não provêm do Senhor, mas da pecaminosidade do mundo.



Por isso, deixem para trás o que te impede de chegar a Deus, o mundo está se extinguindo pouco a pouco e com ele toda a sua maldade. Então, que proveito terá em ganhar o mundo e perder sua alma? (Mc 8:36). Porém, os que se voltaram para Deus e obedecerem a sua palavra, esses permanecerão para sempre.



Em Cristo e separados do mundo

“E como podemos ter certeza de que pertencemos a ele? Obedecendo aos seus mandamentos.” (1 Jo 2:3)

A vontade de Deus é que vivamos unidos em Cristo, para isso precisamos guardar os seus mandamentos, pois, aquele que está com Cristo deve andar como ele andou, viver como ele viveu. De nada adianta, dizer que o ama, se não vive sua palavra, enganando a si mesmo e aos outros, mas nada fica oculto aos olhos de Deus. 



Para isso, devemos viver separados do mundo, não quer dizer que devemos viver separados das pessoas, porque se assim fosse, não estaríamos cumprindo a vontade de Deus: de vivermos em união. Como seria possível propagar sua palavra se vivêssemos isoladamente ou com apenas aqueles que já o conhecem? Viver separados do mundo significa ficar distantes de tudo o que desagrada a Deus e submeter-se por completo à sua vontade: eis-me aqui Senhor, cumpra em mim o teu querer.



Guiados pelo Espírito de Deus

“Porque todos que são dirigidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:14)

O cristão deve matar sua natureza pecaminosa, pois ela é inimiga de Deus, é exatamente por isso que todos que estão sob o jugo dessa natureza jamais poderão agradar ao Senhor. Mas àqueles que são uma nova criatura em Cristo são controlados pelo Espírito de Deus. 



Portanto, não se molde aos padrões deste mundo, que corrompe a alma e o torna encarcerado pelo pecado, mas revista-se da graça do nosso Senhor e permita-se ser moldado por Deus. Tudo nesta vida é passageiro, mas o amor e as misericórdias do Senhor duram para sempre. Do que adiantará para ti ser amigo do mundo e inimigos de Deus. Imagine Jesus voltando olhar para você e dizer: “Nunca te conheci!” O momento é agora, não deixe essa oportunidade passar, não foi á toa que você chegou até esta mensagem. Arrependa-se e volte para Deus, ele está de braços abertos esperando por você.



Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas para que vidas sejam alcançadas com a palavra de Deus e aproveite para acessar mais REFLEXÕES.


0 Comentários