O cristão e a religiosidade


Você sabe a diferença entre religiosidade e religião?

Religiosidade é a característica que um indivíduo possui, ao refletir e agir conforme as tradições ou regras do grupo religioso a qual pertence. Já, a religião é um sistema de regras e valores determinados pela crença e devoção a algo ou alguém pelo qual se considera sagrado, formado por um grupo de indivíduos. 



Então, qual o problema da religiosidade? Por que tenho que me libertar dela? O grande problema é quando, em decorrência do fanatismo, essa religiosidade toma proporções que a descaracteriza e a torna tóxica. Como assim? 



Lembra dos fariseus, da época de Jesus? Eles eram figuras de modelo religioso, intensamente apegados a Lei, aparentemente suas vidas eram pautadas segundo as Escrituras. No entanto, o muito saber e falar não condizia com a real condição de seu coração. Viviam uma religiosidade extrema, a hipocrisia dos fariseus foi tão grande ao ponto de levar um inocente a ser condenado morrer na cruz.


Religiosidade


Billy Ghram diz que: “Quando o cristianismo é verdadeiro, ele não é uma religião. A religião é um esforço do homem para chegar a Deus. [...] Qualquer coisa pode ser religião. Mas o verdadeiro cristianismo é um relacionamento pessoal entre Deus e o homem.” O verdadeiro cristão está sempre disposto a tentar viver de acordo com a palavra de Deus.



Os fariseus se preocupavam mais em seguir as tradições religiosas do que em se relacionar com Deus. Como dito em Isaías: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor” (Is 29:13). 

Leia também: 



Atualmente, a igreja ainda está repleta de fariseus. Pessoas que vão à igreja regularmente, pregam, cantam, ensinam, porém, o coração está longe de Deus. Alguns fazem apenas para serem vistos como bons cristãos, outros para encobrir suas desobediências ou ainda, ocultar o ódio atrás da religiosidade.


Citacão sobre religiosidade



Sobre este contexto o escritor Lewis escreve: "Sempre que nossa vida religiosa está nos fazendo pensar que somos bons – acima de tudo, que somos melhores do que os outros –, certamente estamos sendo influenciados não por Deus, mas pelo diabo.” Assim, qualquer palavra ou ação que não esteja de acordo com as Escrituras é mera religiosidade, conduta que distorce a palavra de Deus e molda-as de acordo com a natureza humana é maligna.



Se você está vivendo uma religiosidade que, distorce o evangelho, ofende, repudia ou discrimina o próximo, é hora de rever seus conceitos, esta não é a conduta de um seguidor de Cristo. O cristão não deve ser conivente com o pecado e precisa rejeitá-lo definitivamente, mas também, não pode hostilizar as pessoas por pecarem ou seguirem caminhos diferentes do seu. A gentileza deve ser uma característica do cristão: “O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois, pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.” (2 Timóteo 2:23-25) 



Sendo assim, liberte-se da religiosidade que afasta e, revista-se dos conceitos que unem. Seja um construtor de pontes e não de muros. O objetivo do evangelismo cristão é levar o pecador ao arrependimento, converter os corações a amar e ser obediente a Deus. Mas, para isso é necessário ser esse cristão que pratica o que ensina. 



Leia atentamente as palavras do incomparável mestre Jesus:
– Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mateus 7:21-23). 


Agora reflita: se imagine chegando no céu e ouvir Jesus dizer: “Nunca te conheci!” Esta frase é de estremecer a alma. Então, liberte-se da religiosidade,  e comece a viver como Cristo viveu. O momento de mudar é agora!

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos e aproveite para acessar outras REFLEXÕES como esta. 

0 Comentários