Lição EBD| Diversidade: cada coração é único
Plano de Aula
Base bíblica: 1 Coríntios 12:4-6, Atos 10:1-48
Objetivos: Ensinar às crianças sobre a diversidade e a importância de valorizar as diferenças nas pessoas, mostrando que todas são importantes no plano de Deus.
Metodologia: Aula dialógica
Recursos visuais: Fantoches (Confeccione com caixas de leite ou rolo de papel higiênico - modelo no final do texto), quebra-cabeça, material para a arte (papel lápis, tinta)
Versículo para memorizar: "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (1 Coríntios 12:4).
- Explique o significado do versículo e como ele se relaciona com o tema da aula.
História Bíblica: Conte a história de 1 Coríntios 12:4-6, explicando como o Espírito Santo dá dons diferentes a cada pessoa, mas todos esses dons vêm do mesmo Deus.
Lembre-se de adaptar a aula à idade e ao nível de compreensão das crianças, tornando-a interativa e envolvente. O objetivo é ensinar às crianças sobre a diversidade e a importância de valorizar cada pessoa como parte do plano maravilhoso de Deus.
Encerramento: Conclua a aula reforçando o principal ensinamento: Deus fez cada pessoa de maneira única e especial, e devemos valorizar e respeitar as diferenças.
Lembrança (opcional): Entregue uma pequena lembrança relacionada à diversidade, como um adesivo com o versículo da aula ou um quebra-cabeça pequeno.
Início da aula e introdução da lição
- Saudação e oração de abertura.
- Introduza o tema da aula: "Hoje vamos aprender sobre como Deus criou todas as pessoas de maneira única e especial."
Hora da história!
Título da história: Pedro e Cornélio - Uma lição sobre diversidade e amor
Base bíblica Atos 10:1-48
Há muito, muito tempo, em uma cidade de nome Jope, vivia um homem chamado Pedro. Pedro era um discípulo de Jesus e acreditava fortemente na mensagem de amor que Jesus ensinou. Ele era judeu e, como muitos judeus da época, pensava que apenas os judeus eram o povo escolhido por Deus.
Em uma cidade próxima, chamada Cesareia, havia um homem chamado Cornélio. Cornélio era um centurião romano, o que significa que ele era um soldado importante no exército romano. Ele não era judeu; ele era um gentio.
Um dia, enquanto Pedro estava orando no telhado de uma casa em Jope, ele teve uma visão. Nessa visão, viu algo como um grande lençol que descia do céu, cheio de animais de todas as espécies, alguns limpos e outros considerados impuros pela lei judaica. Uma voz lhe disse para comer desses animais. Pedro ficou confuso, pois era contra as leis judaicas comer alimentos impuros.
Enquanto Pedro relfetia sobre a visão, os mensageiros de Cornélio chegaram à casa de Pedro. Eles disseram a Pedro que Cornélio tivera uma visão e que Deus lhe dissera para enviar mensageiros a Pedro. Pedro entendeu que a visão do lençol cheio de animais era uma mensagem de Deus, não apenas sobre comida, mas também sobre pessoas.
Pedro acompanhou os mensageiros até a casa de Cornélio em Cesareia. Lá, ele encontrou Cornélio e seus amigos e familiares, que eram gentios. Pedro percebeu que Deus não faz acepção de pessoas, que Ele ama a todos, independentemente de sua origem.
Ele contou a Cornélio e seus amigos sobre Jesus e o perdão dos pecados que Ele oferece. Enquanto Pedro falava, o Espírito Santo desceu sobre aqueles gentios, assim como havia acontecido com os judeus no início. Pedro batizou Cornélio e seus amigos, mostrando que Deus aceita todos que O buscam, independentemente de sua origem.
Pedro e Cornélio aprenderam uma lição importante: Deus ama a todos, não importa de onde venhamos, qual seja a nossa cor de pele ou nossa cultura. Ele nos chama a amar e respeitar todas as pessoas, como Ele faz.
Discussão ética:
- Converse com as crianças sobre a importância de tratar todas as pessoas com amor, respeito e gentileza, independentemente de suas diferenças.
- Peça exemplos de como podem demonstrar amor e respeito pelos outros.
Conclusão
Essa história nos ensina que Deus deu a cada um de nós diferentes habilidades e talentos especiais, como se fossem presentes. Ele fez isso porque Ele quer que todos trabalhem juntos, como uma equipe, para ajudar os outros e fazer o mundo um lugar melhor. Assim, podemos entender que a diversidade de dons é como ter diferentes peças em um quebra-cabeça, e todas elas são importantes para completar a imagem.
Além disso, é importante lembrar que Deus ama a todos, não importa quem somos ou quais dons temos. Ele quer que amemos e respeitemos as diferenças entre as pessoas. Isso significa tratar os outros com gentileza, entender que todos são únicos e especiais aos olhos de Deus. E quando vemos alguém passando por dificuldades, é bom sermos gentis e ajudarmos, como gostaríamos que fizessem por nós. Assim, podemos mostrar o amor de Deus através do nosso respeito à diversidade e da empatia que temos pelos outros.
Atividades interativas
1. Arte: Somos todos diferentes
- Forneça materiais de arte, como lápis de cor, papel, adesivos, etc;
- Encoraje as crianças a criar arte que represente a diversidade, como desenhos de pessoas de diferentes cores, culturas e idades.
2. Quebra-cabeça da diversidade
- Apresente um quebra-cabeça com peças de diferentes cores e tamanhos;
- Peça às crianças para montarem o quebra-cabeça juntas, destacando que, assim como as peças são diferentes, cada pessoa é única e importante para Deus.
Oração final
- Ore com as crianças, agradecendo a Deus pela diversidade de Suas criações e pedindo a Ele que as ajude a serem amáveis e inclusivas com os outros.
Veja também:
- Lição 01 - A parábola da moeda perdida
- Lição 02 - A parábola do semeador
- Lição 03- A parábola da figueira
- Lição 04- A parábola da árvore e seus frutos
- Lição 05 - A parábola da ovelha perdida
- Lição 06 - A parábola do bom samaritano
- Lição 07 - A parábola do sal e seu sabor
- Lição 08 - Revisão das parábolas de Jesus
Modelo de fantoche com rolo de papel higiênico
Fantoche feito com rolo de papel higiênico |
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.