REVISÃO

OBJETIVOS: Compreender que Jesus nos ama e nos quer sempre perto dEle; Entender o significado das parábolas para ensinar. 

 VERSÍCULO PARA DECORAr: “Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver”. (Provérbios 4:11)

 AVALIAÇÃO: Caixa de perguntas - leve uma caixa forrada e decorada com um buraco, que passe a mão, e coloque perguntas dentro entre as perguntas insira algumas do tipo (ganhou uma bala, ganhou um bombom) servirá para incentivar a participação de todos.

As parábolas de Jesus

Paz do Senhor meus amores! Como passaram a semana?

Hoje vamos revisar as aulas sobre as parábolas de Jesus.

Vamos iniciar com uma brincadeirinha.

Quebra-gelo: O balão dos sonhos

Objetivo: Reflexão sobre o que foi estudado

Material: balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio

 Procedimento: distribuir um balão para cada criança e em seguida um palito, pede-se para todas se espalharem e diz o seguinte: ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar. E as crianças vão começar correr para estourar o balão do coleguinha para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas? E fica com a caixa ou distribui.

Aplicação: Perceberam que vocês agiram impulsivamente sem prestar totalmente atenção no que eu estava falando, mas na vontade de ganhar o prêmio a primeira iniciativa foi destruir o balão do outro.

As vezes isso também acontece na vida das pessoas, quando desejam muito algo, não se importam em destruir o outro para conseguir. Por isso precisamos prestar atenção nas palavras de Jesus, para que possamos ser parecidos com ele, amando o próximo e vivendo de acordo com sua palavra.

Iremos revisar as lições? Quero ver quem vai se lembrar do que foi ensinado.

Mas antes vamos decorar o versículo da lição:

Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver”. (Provérbios 4:11)

A parábola da moeda perdida

Mulher feliz por encontrar as moedas
Nós somos muito importantes e valiosos para Deus, e quando uma pessoa peca e fica longe dele, Ele fica tristinho, mas quando uma pessoa se arrepende e ora e pede perdão, os anjos dão pulos de alegria lá no céu e Deus fica muito feliz.

 A parábola do semeador

Jesus semeando
Somos todos nós que ouvimos e aprendemos sobre Deus, precisamos semear a palavra de Deus, a pró está semeando a palavra para vocês e agora que vocês apenderam irão semear a palavra para seus amiguinhos, sua família...Por isso você precisa guardar a palavra de Deus no seu coração.

 A parábola da figueira

Árvore
Nós não sabermos nem o dia, nem a hora, que Jesus voltará, por isso, devemos vigiar para estarmos preparados para o nosso encontro com ele.

A parábola da árvore e seus frutos

Que não adianta eu dizer que sou cristão, se não sou uma pessoa boa. Pois o cristão tem a semente do Espírito Santo plantada por Deus em seu coraçãozinho., e esta semente produz bom fruto chamado: “Fruto do Espírito” que são: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.

 parábola da ovelha perdida

Nós somos as ovelhinhas de Jesus e Ele o nosso bom pastor. Deus se importa com as pessoas mesmo quando elas não querem ficar pertinho dEle. E Jesus faz de tudo para trazê-las de volta para junto dEle, porque nos ama muito.

Deus fica feliz quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e aceita Jesus em seus corações.

A parábola do bom samaritano

Homem cuidando dos ferimentos

Não adianta apenas conhecermos a bíblia é preciso praticar o que nós aprendemos pois, se não praticamos aprendemos, somo apenas religiosos. Ser religioso é estar mais apegado a religião do que a Jesus. Precisamos ajudar o próximo como gostaríamos de ser ajudados

 A parábola do sal e seu sabor

Todo aquele que conhece Jesus, deve servir para dar sabor a este mundo. O sabor que devemos levar é a Palavra de Deus.

Vocês são a luz para o mundo... a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem a Deus, que está no céu.

Parábola os tesouros do céu

Jesus no baú de tesouros

E o Nosso tesouro mais precioso é o nosso bom Jesus, Não podemos dedicar todo nosso tempo nas coisas da terra e esquecer daquele que deu sua vida para nos salvar. Precisamos colocar em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas as demais coisas”.

E assim você estará ajuntando tesouros no céu.

Conclusão

Parábolas são historinhas que Jesus contava para ensina as pessoas. Os caminhos do Senhor são iluminados, cheio de paz e amor. Precisamos ser sábios em nossas atitudes, estudando a palavra de Deus para que possamos sempre fazer o que é correto.

 Atividade

 Utilize  caixa de perguntas para fixação da mensagem aplicada.

0 Comentários