Lição 16 – Profeta Malaquias: o amor de Deus pelas famílias
Plano de aula
Base bíblica: livro de Malaquias.
Objetivos: compreender a grandiosidade do amor de Deus pelas famílias; desejar ser obediente a Deus.
Versículo para memorizar: “Ele fará com que pais e filhos façam as pazes”. (Malaquias 4:6)
Metodologia: aula expositiva e explicativa com a apresentação de palitoche e plaquinhas para ilustrar a história.
Ideias de Recursos visuais: palitoche e plaquinhas (Imagens no fim da lição).
Avaliação: desenhar a família.
Aplicação da lição
1. Acolhimento
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
2. Oração Inicial
Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.
3. Louvores
É feliz o lar (Três palavrinhas); Família (Regis Danese); Casa de benção (Eyshila).
4. Revisão da lição 15 – Profeta Zacarias: o reinado do Messias
Quero ver quem aqui tem boa memória é vai me dizer o nome do profeta que estudamos na aula passada. Quem lembra? Profeta Zacarias. E sobre o que ele profetizou? Quem ele disse que iria rezar viria para reinar no mundo inteiro? O Messias. E quem é o Messias? Jesus Cristo. O livro de Zacarias fica em qual parte da bíblia? No Antigo Testamento. Muito bem! Vamos conhecer o último dos Profetas Menores! Mas, antes iremos fazer uma brincadeira bem legal.
5. Quebra-gelo: dinâmica do Pirulito (trabalho em equipe)
Material: pirulito
Procedimento: Coloque as crianças em círculo. Explique que cada uma receberá um pirulito, mas só pode chutar depois das instruções. Após entrgar um pirulito a cada criança, fale que elas terão que segurar o Pirulito com a mão direita e com o braço esticado para frente e não pode dobrar, a mão esquerda deve ficar atrás das costas. Feito isto, todos podem chutar seus pirulitos. Levará um tempinho até as crianças perceberam que na situação que estão, não tem como chupar o pirulito sem ajuda. Assim, começarão a abrir o pirulito do colega.
Explicação prática
Viram que nem sempre podemos fazer tudo sozinhos, às vezes, iremos precisar da ajuda de outras pessoas. É assim que são as famílias, pessoas unidas pelo amor que estão sempre dispostos a nos ajudar.
6. Introdução da lição
Hoje vamos falar de um profeta que foi convocado por Deus para levar sua mensagem de amor ao povo e também chamar a atenção para viverem em união com sua família. O seu nome é Malaquias, que é o último dos Profetas Menores. Vamos saber quais foram as mensagens que Deus o mandou profetizar?
7. História Bíblica Infantil – Profeta Malaquias: o amor de Deus pelas famílias
Profeta Malaquias |
O nome Malaquias significa “Meu mensageiro”. Esse profeta escreveu o último livro do Antigo Testamento, que tem quatro capítulo. Esse livro narra as mensagens que o Senhor falou ao profeta Malaquias para anunciar ao povo. Ele começou profetizando o amor de Deus pelas pessoas (cap. 1:1-2) e finalizou falando que Deus iria transformar os corações de pais e filhos para que vivesse em união (cap. 4:6). Estão, vamos memorizar o versículo da lição!
“Ele fará com que pais e filhos façam as pazes” (Malaquias 4:6)
Deus tem um carinho todo especial pelas famílias. Ele deseja que não haja brigas entre pais e filhos, mas que todos vivam unidos, em paz. Mas, às vezes acontecem desentendimentos, e isso não agrada ao Senhor. Por isso, ele enviou seu mensageiro, o Profeta Malaquias, para falar que ele deseja que as famílias parem com as inimizades, tirem toda sujeira da mágoa do coração e se amem.
Por isso, crianças, todas as vezes que acontecem brigas na família e ficamos chateados precisamos conversar e fazer as pazes, porque viver em harmonia agrada ao Senhor.
Deus também deseja que os filhos respeitem e obedeçam a seus pais. Um dos dez mandamentos diz para honrar pai e mãe. Sabe como? Não respondendo com birra ou palavrão, não gritar com eles, não mentir, obedecer. Mas, todas às vezes que você não respeitar a mamãe e o papai ou o responsável que cuida de você, precisa pedir desculpas e dar muito carinho. Também precisa pedir perdão a Deus, por tê-lo desobedecido e pecado, por não cumprir o mandamento de honrar os pais.
Da mesma forma que às vezes os filhos magoam os pais, os pais também magoam os filhos. Quando eles estão sem paciência ou preocupados, gritam e as crianças ficam tristes e choram. Você pode dizer eles: mamãe e papai você me deixou triste porque gritou comigo, então se entendem e perdoam-se. Por isso, todos nós precisamos orar todos os dias por nossas famílias, para que permaneçam sempre unidas.
8. Conclusão
Viram como a mensagem que o Profeta Malaquias anunciou era importante, isso foi há muitos anos, mas o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele continua amando e desejando ver as famílias unidas. Então, vamos viver em paz com todos, dando carinho, amando, respeitando e obedecendo porque essa é a vontade do Senhor.
Imagens para os palitoches |
Imagens para as placas da obediência |
9. Atividade
Atividade bíblica |
10. Oração final
Incentive as crianças a orarem pelas famílias, para que possam viver unidas uns com os outros e com Deus.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.