Devocional sobre maturidade espiritual


"Vocês já são servos de Cristo há muito tempo e já deviam estar ensinando aos outros, mas em vez disso vocês estão regredindo, a tal ponto que precisam de alguém que lhes ensine tudo de novo, até mesmo as primeiras noções da palavra de Deus. Vocês são como criancinhas que só podem beber leite, sem idade suficiente para alimento sólido. E quando uma pessoa ainda se alimenta de leite, isso demonstra que ela ainda não foi muito longe na vida cristã, e não sabe muito sobre a diferença entre o certo e o errado." (Hebreus 5:12:13)


Conforme escrito em Hebreus, da mesma forma que um bebê, o qual se alimenta do leite e aos poucos vai crescendo e se desenvolvendo até passar a alimentar-se de comida sólida, assim também, deve ser o cristão, crescer na fé ao logo do tempo até atingir a maturidade espiritual.


Contudo, quando uma pessoa demonstra em palavras e ações não compreender a profundidade da palavra de Deus, agindo como se não soubesse a diferença entre o certo e o errado, fica claro que, apesar de ser cristão há um bom tempo, ainda não conseguiu desenvolver sua fé para alcançar a maturidade, são adultos agindo como meninos.


Leia também:


Como deixar de ser como menino na fé e amadurecer espiritualmente?


1. Estudando a Bíblia: “estudar” não é pegar a bíblia de vez em quando e abrir em alguma página qualquer para saber qual será o versículo do dia. Estudar a Bíblia é se propor a conhecer a palavra de Deus, realizando uma meditação profunda para entender o querer dele para sua vida, buscando conhecê-lo continuamente.

“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Josué 1:8)


2. Obedecer à palavra de Deus: de nada adianta estudar a Bíblia e lançar a palavra ao vento, ou como diz o ditado “entrar por um ouvido e sair pelo outro”. A Bíblia é o manual de fé e prática do cristão, portanto, deve ser seguida. 

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos” (Tiago 1:22).


3. Buscando ser íntimo de Deus: não dá para chamar um estranho de amigo, afinal os amigos são pessoas que conhecemos e com os quais dividimos nossas alegria e tristezas, há um relacionamento pessoal e firme. Pensando dessa forma, você consideraria Deus como seu amigo? Você tem um relacionamento pessoal com ele? Quanto tempo faz que você teve uma conversa prazerosa com Deus? Para ser íntimo de Deus, precisamos ter um relacionamento pessoal e de total entrega a ele. A distância entre você e Deus é medida por uma palavrinha chamada “ORAÇÃO”. 

“Busque ao Senhor enquanto se pode  achar, invoque-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).


Essas são apenas algumas formas de começar a amadurecer na vida cristã. Desse modo, devemos ser ávidos pelo alimento espiritual como recém-nascido é para o leite materno. No entanto, conforme a criança vai mudando de fase, ela começa a se interessar por outros alimentos para crescer e tornar-se um adulto saudável. Da mesma forma o cristão deve ser, se alimentar da palavra de Deus, pouco a pouco, procurando sempre obedecê-la até tornar-se um cristão maduro, com uma fé firme e perene.


Portanto,  “Vocês nunca poderão comer alimento espiritual sólido, nem compreender as coisas mais profundas da palavra de Deus enquanto não se tornarem adultos e não aprenderem a distinguir o certo do errado por meio de constante exercício” (Hebreus 5:14). Não sejam como meninos!


Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para visitar outras página do blog e tenha acesso a várias reflexões que contribuirão para fortalecer a sua caminhada cristã.


0 Comentários