Livro Imitação de Cristo

Publicado no século XV, Imitação de Cristo de Tomás de Kempis são reflexões sobre a purificação da alma e exaltação das virtudes. A obra está dividida em quatro livros, os quais abordam temas que ressaltam os valores da humildade, da paciência e de uma vida em oração, a piedade, simplicidade, pureza e a retidão do coração. Foram selecionados vite e uma citações edificantes e inspiradoras do livro Imitação de Cristo.


Veja também:


As muitas palavras não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espírito e uma consciência pura inspira grande confiança em Deus.


O espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honra de Deus, sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse.


Muitos, porém, estudam mais para saber, que para bem viver; por isso erram a miúdo e pouco ou nenhum fruto colhem.


No dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão honestamente temos vivido.


Mas, dirás, eu não sei como se deve praticar as virtudes. Coloca-te na presença do Espírito Santo, humilha-te, e ele te ensinará e te tornará sábio.


Grande sabedoria é não ser precipitado nas ações, nem aferrado obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não acreditar em tudo que nos dizem, nem comunicar logo a outros o que ouvimos ou suspeitamos.


A vida virtuosa faz o homem sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas.

 

Quanto mais humilde for cada um em si e mais sujeito a Deus, tanto mais prudente será e calmo em tudo.

 

Nas Sagradas Escrituras devemos buscar a verdade, e não a eloquência.


Caridade se deve ter para com todos; mas não convém ter com todos familiaridade.


O falar pouco, tão recomendado pelos antigos sábios, não deve ser entendido como dizer poucas palavras, mas como não dizer tantas palavras inúteis; pois, em matéria de falar, o que conta não é a quantidade, mas a qualidade.


Todos os pensamentos que nos trazem inquietação e agitação de espírito não vêm absolutamente de Deus, que é o príncipe da paz: são portanto tentações do inimigo; por isso é preciso rejeitá-los e não levá-los em conta.


Acho que, entre todas as vantagens da tribulação, que não são poucas, uma das mais excelentes é que ela nos faz voltar a Nosso Senhor. Quando estamos vivendo na prosperidade, frequentemente o esquecemos, mas na adversidade recorremos a ele como ao nosso único refúgio.


É pela paciência e verdadeira humildade que nos tornamos mais fortes que todos os nossos inimigos.


Devemos vigiar, principalmente no princípio da tentação; porque mais fácil nos será vencer o inimigo, quando não o deixarmos entrar na alma, enfrentando-o logo que bater no limiar.


Muito faz aquele que muito ama. Muito faz quem bem faz o que faz. Bem faz quem serve mais ao bem comum que à sua própria vontade.


Quanta virtude cada um possui, melhor se manifesta na ocasião da adversidade; pois as ocasiões não fazem o homem fraco, mas revelam o que ele é.


Olha sempre primeiro para ti e admoesta-te com mais particularidade que a todos os teus amigos.


Miserável serás, onde quer que estejas e para onde quer que te voltes, se não te voltares para Deus.


Por que queres adiar tua resolução? Levanta-te, começa já e diz: Agora é tempo de agir, agora é tempo de pelejar, agora é tempo próprio para me emendar.


Como é grande a fragilidade humana, inclinada sempre ao mal! Hoje confessas os teus pecados, e amanhã cometes outra vez os mesmos que confessaste.


0 Comentários