Medo nocivo

 
Existem dois tipos de medo: o que é do Senhor e o que é nocivo. Devemos orar para viver no temor do Senhor, que é bom, e não no medo nocivo, que é um tormento. Um dos tipos mais comuns de medo nocivo é o temor às pessoas ou medo da rejeição. É uma armadilha em que podemos cair sem nem mesmo perceber. A fim de nos protegermos dele, precisamos nos preocupar mais com o que Deus diz do que com o que qualquer outra pessoa diz. Devemos nos voltar para ele em busca de aprovação e aceitação e não para outras pessoas. Se Deus não ocupa o primeiro lugar em nosso coração, estamos sempre temendo as pessoas. "Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro" (Pv 29:25).

Há tanto o que temer neste mundo. Por vezes, só é preciso uma notícia para nos encher de medo. Nossa própria imaginação pode assustar-nos, mas Deus deseja nos libertar de todo o medo para sempre.

Artigos semelhantes:

Quatro boas maneiras de livrar-se do medo nocivo 

1. Livre-se do medo nocivo orando. 
A Bíblia diz que temos medo porque não fomos aperfeiçoadas no amor. "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor" (1 Jo 4:18). O único amor perfeito é o amor de Deus. A maneira de aperfeiçoar-se no amor dele é chegar-se a ele e deixar que ele a encha de seu amor. Quando você o fizer, ele a libertará de todo medo.


2. Livre-se do medo nocivo controlando o que você recebe em sua mente. 
As coisas do mundo podem muitas vezes nos causar medo. Que tipo de informação você está recebendo do mundo? Algumas dessas coisas estão lhe causando medo? Como você pode mudar isso? Você assiste a filmes de terror no cinema ou assiste a programas assustadores na televisão? Em vez disso, leia a Palavra. Se assistir ao noticiário lhe dá medo, ou não assista a ele ou o use como oportunidade para orar pelas situações que aparecem nas notícias. Faça todo o possível para chegar-se a Deus (você pode, por exemplo, ouvir música de adoração ou entoar cânticos de louvor). O medo desaparece na presença do Senhor.


3. Livre-se do medo nocivo passando tempo com a Palavra de Deus. 
Muitas vezes em minha vida, quando me sentia amedrontada, descobri que todo o medo desaparecia com a simples leitura da Bíblia. Saber o que a Palavra de Deus diz sobre os medos e as promessas que Deus nos deu pode fazer toda a diferença. Diante do medo, podemos ainda falar em voz alta trechos da Palavra, o que é uma arma poderosa contra ele. Você nem precisa ler ou citar Escrituras específicas sobre o medo. Ler qualquer parte da Bíblia pode afastar o medo, pois o Espírito do Senhor encontra-se em cada página.


4. Livre-se do medo nocivo ao viver no temor do Senhor. 
Quanto mais você vier a conhecer o Senhor e compreender quem ele é, mais vai reverenciá-lo e maior temor terá de desagradá-lo. Isso se chama temor do Senhor e faz com que você lhe obedeça. É aquilo que leva você a se chegar a Deus e aumenta seu desejo por ele. Faz com que você se esqueça de todas as coisas que lhe dão medo, pois elas se tornam ínfimas em comparação com o imenso poder de Deus. Quando você tem o temor do Senhor, você teme o que seria de sua vida sem ele.

Trecho do livro  “O poder da mulher que ora” de Stormie Omartian 

0 Comentários