José com Jesus no colo
 Exemplo de homem honrado, justo e íntegro. Acreditou no sobrenatural e decidiu viver a vontade de Deus.

Veja também:


 José na encruzilhada (Max Lucado)

E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pos-lhe o nome de JESUS. MATEUS 1:24-25 


 MATEUS DESCREVE O PAI TERRENO DE JESUS COMO UM ARTESÃO (13:55).Trata-se de um carpinteiro que mora em Nazaré: um ponto no mapa perto do nada. Será que ele é a escolha certa? Deus não tem opções melhores? Um sacerdote eloquente de Jerusalém ou um fariseu estudioso? Por que José? Grande parte da resposta está em sua reputação: ele renuncia a ela por Jesus. "Então José, seu marido [marido de Maria], como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente" (Mateus 1:19). 


Com a expressão "era justo", Mateus reconhece a condição de José. Em Nazaré, ele era visto como vemos hoje um presbítero, um diácono ou um professor de escola bíblica. José provavelmente se orgulhava de sua posição, mas o anúncio de Maria colocava tudo em risco. Estou grávida. 

E agora? Sua noiva está difamada, desonrada... ele é íntegro, temente a Deus. Por um lado, ele tem a lei. Por outro, tem seu amor. A lei diz que ele deve apedrejá-la. O amor diz que ele deve perdoá-la. José está em uma encruzilhada. 


Então aparece o anjo. A barriga de Maria que está crescendo não é motivo para se preocupar, mas razão para se alegrar. "Ela carrega o Filho de Deus em seu ventre", anuncia o anjo. Mas quem acreditaria? 


Uma gota de suor se forma embaixo da barba de José. Ele enfrenta um dilema. Inventar uma mentira e preservar seu lugar na comunidade, ou contar a verdade e dizer adeus à sua reputação. Ele toma sua decisão. “E José [...] recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito" (Mateus 1:24, 25). 

José trocou seus estudos da Torá por uma noiva grávida e um filho ilegítimo, e tomou a importante decisão do discipulado. Colocou o plano de Deus acima de seus próprios planos.

(Trecho do livro “A cura da rotina” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 113-114)


0 Comentários