Jesus em seu batismo

Pela desobediência nos tornamos pecadores, mas pela obediência de Jesus Cristo fomos reconciliados” (Rm 5:19). E assim devemos viver, fazendo a vontade do Pai. O batismo é o início de seu compromisso em seguir Jesus, que precisa ser confirmado com um  estilo de vida em obediência as ordenanças do Senhor.

Veja também:


 Batizar você? (Max Lucado)

 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 

Mateus 3:16,17 


 NADA EM SUA APARÊNCIA O DISTINGUE DA MULTIDÃO. COMO O REStante, ele está em pé na fila, esperando sua vez. Ele, como os outros, pode ouvir a voz do pregador a distância. Entre os batismos, João Batista é propenso a pregar. Impetuoso. Veemente. Rosto bronzeado, mechas de cabelo não cortadas. Ele está em pé com a água cor de cobalto do Jordão até a cintura. Faz questão de chamar todas as pessoas para a água. "E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3). 


O batismo não era uma prática nova. Era um rito necessário para qualquer gentio que quisesse se tornar um judeu. O batismo era para as pessoas ruins, não escolhidas, de classe inferior, e não para os limpos e favoritos da primeira classe — os judeus. Aí é que está o problema. O evangelista João recusa-se a fazer distinção entre judeu e gentio. Em seu livro, todo coração precisa de uma carpintaria detalhada. Todo coração, ou seja, menos um. E por isso que João fica atordoado quando aquele coração entra no rio. A relutância de João é compreensível. Uma cerimônia de batismo é um lugar estranho para se encontrar o Filho de Deus. Era Jesus quem deveria batizar, e não ser batizado. Por que Cristo queria ser batizado? Por que ele precisava ser batizado? 


Aqui está a razão: uma vez que você e eu não podemos pagar o preço, Cristo o pagou. Violamos os mandamentos, as promessas e, o pior de tudo, partimos o coração de Deus. Mas Cristo olha para a nossa terrível situação. Devemos a Deus uma vida perfeita. A perfeita obediência a cada ordem. Não apenas à ordem do batismo, mas às ordens da humildade, da honestidade, da integridade. Não podemos cumpri-las. É mais fácil nos responsabilizarmos por nosso imóvel em Nova York. Mas Cristo pode e ele o fez. Sua imersão no Jordão é um retrato de sua imersão em nosso pecado. O batismo de Jesus anuncia: "Deixe-me pagar o preço." O seu batismo responde: "Acredito nisso."

(Trecho do livro “O salvador mora ao lado” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 122-123)


0 Comentários