Jesus sendo tentando por satanás no deserto

Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês” (Tg 4:7 NVI). Não conseguimos resistir às tentações de Satanás se não nos submetermos completamente a Deus.

Veja também:


Satanás seguiu os passos de Jesus (Max Lucado)

Um que, como nós, em tudo foi tentado. 

Hebreus 4:15 

VOCÊ E EU SABEMOS O QUE É RESISTIR A UM MOMENTO DE TENTAÇÃO, ou a uma hora de tentação, ou mesmo a um dia de tentação. Mas quarenta dias? Foi isso que Jesus enfrentou. "Foi levado pelo Espírito ao deserto. E quarenta dias foi tentado pelo diabo" (Lucas 4:1,2). 


Imaginamos a tentação no deserto como três acontecimentos isolados, dispersos em um período de quarenta dias. Deveria ter sido assim. Na realidade, o tempo de provação de Jesus foi contínuo; "e quarenta dias foi tentado pelo diabo". Satanás "grudou" em Jesus como se fosse uma sombra e recusou-se a deixá-lo. A cada passo, sussurrando nos ouvidos de Jesus. A cada curva do caminho, semeando dúvida. Jesus foi impactado pelo diabo? Ao que parece, sim. 


Lucas não diz que Satanás procurou tentar Jesus. A passagem é clara: "Foi tentado pelo diabo." Jesus foi tentado, ele foi provado. Tentado a mudar de lado? Tentado a ir para casa? Tentado a estabelecer um reino na terra? Não sei, mas sei que ele foi tentado. Uma guerra foi travada em seu íntimo. Uma tensão o atormentava do lado de fora. 


Como Jesus, nós somos tentados. Como Jesus, somos acusados. Mas, ao contrário de Jesus, desistimos. Paramos. Nós nos sentamos. Como nosso coração pode ter a resistência que Jesus teve? Tendo o mesmo foco que Jesus teve: "[o] gozo que lhe estava proposto" (Hebreus 12:2). Ele ergueu os olhos além do horizonte e viu a mesa. Concentrou-se na festa. E o que ele viu lhe deu força para concluir sua missão — e concluí-la ainda com mais força. 


Tal momento nos espera. Em uma hora que não terá fim, descansaremos. Rodeados por santos e no seio do próprio Jesus, o trabalho estará consumado. A colheita final terá sido feita, estaremos assentados, e Cristo iniciará a ceia com estas palavras: "Bem está, bom e fiel servo" (Mateus 25:23). 


(Trecho do livro “Simplesmente Jesus” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 124-125)


0 Comentários