Jesus saindo de Nazaré

Jesus deu adeus à sua vida particular para dar início a vida pública do seu ministério. “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida” (Mateus 16:24-26).

Veja também:


 Adeus, Nazaré (Max Lucado)

Veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus. 

Marcos 1:14  

A OBEDIÊNCIA DE JESUS COMEÇOU NA CARPINTARIA DE UMA CIDADEzinha. Sua abordagem incomum para sua vida comum o preparou para seu chamado extraordinário. "Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério" (Lucas 3:23). Para entrar para a vida pública, você tem de abrir mão de sua vida particular. 

Para que transformasse o mundo, Jesus teve de dizer adeus ao seu mundo. Ele teve de dar um beijo de despedida em Maria. Fazer sua última refeição naquela cozinha, caminhar pela última vez naquelas ruas. Ele subiu até uma colina de Nazaré e pensou no dia em que subiria a colina que ficava perto de Jerusalém. Ele sabia o que iria acontecer. "Ele foi escolhido por Deus antes da criação do mundo" (1 Pedro 1:20). Cada um de seus sofrimentos fazia parte do roteiro — simplesmente coube a ele desempenhar o papel. 


Não que ele tivesse de fazê-lo. Nazaré era uma cidade acolhedora. Por que não montar uma carpintaria? Manter sua identidade em segredo? Volte para a era das guilhotinas ou cadeiras elétricas, e passe para a cruz. Ser forçado a morrer é uma coisa, mas tomar prontamente sua própria cruz é outra coisa. 

Eu me pergunto que tipo de amor é este? Quando você pensar em uma palavra para esse amor, diga-a para Cristo. Pois o dia em que ele deixou Nazaré é o dia em que ele declarou sua devoção por você e por mim. De acordo com Pedro, tínhamos uma "vã maneira de viver" (1 Pedro 1:18). Mas Deus, "que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor [...] nos vivificou" (Efésios 2:4,5). Jesus deixou Nazaré e nos conduziu à vida. 


(Trecho do livro “O salvador mora ao lado” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 120-121)


0 Comentários