Caráter Moldado por Deus


"Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Ele era um homem íntegro e justo, pois temia a Deus e se esforçava para não praticar o mal." (Jó 1:1)



O caráter é característica do ser humano que tem moral, Isto é, um conjunto de qualidades que definem a boa índole do sujeito, valores que norteiam as relações individuais e sociais. Já o caráter cristão é aquele no qual o indivíduo, ao ser transformado pelo Espírito Santo de Deus, deseja não apenas viver com integridade conforme as leis dos homens, mas também, conforme a vontade de Senhor. Assim, o homem que foi moldado por Deus tem o caráter de Cristo como marca de sua personalidade.


Nesse contexto, quem nunca ouviu falar de Jó e de sua paciência? Mas ser paciente era apenas uma dentre várias qualidades de Jó, tais como: íntegro e justo; ele era um homem de caráter. Por conseguinte, o escritor desse livro ressalta que essas características eram consequências do temor de Jó a Deus, por isso ele se esforçava para fazer o que era correto.


Os traços da personalidade de Jó foram apresentados no início do livro, quando Jó tinha família, saúde e riqueza. Entretanto, mesmo após ter a vida despedaçada por doença, morte e perda dos bens, Jó permaneceu firme, não permitiu que as adversidades tirassem o seu temor pelo Senhor. Assim, a pessoa que tem o caráter cristão, independente da circunstância pela qual esteja vivendo, a sua atitude sempre será prezar pelo que é honesto e justo, tentado sempre fazer da vontade de Deus a sua própria vontade. 


 Nesse viés, precisa ficar evidenciado que devemos ter uma reputação ilibada e boa índole tanto diante dos homens quanto diante de Deus, conforme disse o apóstolo Paulo quando instruindo a cerca do cuidado com a coleta das ofertas: “pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).  


Entenda que “quem leva uma vida decente e honesta não tem nada a temer, mas quem anda pelo mau caminho acaba sendo desmascarado” (Provérbios 10:9), as ações praticadas provam aos homens e a Deus quem um indivíduo realmente é, o mau caráter camuflado não permanece resguardado para sempre, quem assim vive nunca está totalmente tranquilo, todavia, o que anda decentemente, mesmo quando perseguido, não tem o que temer. 


Ademais, não adianta ficar “pulando” de igreja em igreja com a intenção de encontrar uma que se adeque ao seu conceito de vida cristã, pois não existe perfeição em pastores, líderes ou membros. Desse modo, “não importa para onde você vá, se a sua atitude não for transformada e o seu caráter regenerado, sempre será o mesmo”: aquele que tenta viver um evangelho que não existe, conceituando-o conforme sua própria vontade. 


Além disso, sabemos que a natureza humana é essencialmente má, necessitando das misericórdias do Senhor, que com infindável amor entregou seu amado filho para resgatar a humanidade da maldade do pecado. Assim, aquele que foi remido pelo sangue de Jesus, vive em novidade de vida. De acordo como escreveu Pedro, a pessoa após ser chamada por Deus para viver uma nova vida unida a Cristo é fortificada, firmada e aperfeiçoada pelo próprio Senhor (1 Pedro 5:10). Para tanto, o cristão precisa desejar viver essa transformação aceitando o convite do Senhor para tomar parte da sua eterna glória.


Portanto, o caráter cristão deve ser uma característica intrínseca da personalidade do homem que permitiu-se ser regenerado pelo Espírito Santo: o qual quando tentado “submetem-se humildemente a Deus” (Tiago 4:7), pois não tem mais prazer no pecado, mas em fazer a vontade do Senhor. “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Filipenses 4:8).


Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que a palavra de Deus seja propagada e vidas sejam resgatadas.



Leia mais:

1 Comentários

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.